Doses de nitrogênio de fontes nítrica e amoniacal exigidas por cultivares de arroz de sequeiro originárias do Brasil e da Colômbia

Autores

  • Hector Augusto Sandoval Contreras Universidade Estadual de Londrina
  • Mario Sandoval Contreras Universidade Estadual de Londrina
  • Renan Ribeiro Barzan Universidade Estadual de Londrina
  • João Pedro Silvestre Universidade Estadual de Londrina
  • Osmar Rodrigues Brito Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1267

Palavras-chave:

Adubação nitrogenada, Oryza sativa, Nitrato de cálcio, Sulfato de amônio, Terras altas.

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar o crescimento inicial, absorção e eficiência agronômica de nitrogênio em cultivares de arroz fertilizado com doses de diferentes fontes de N. Os experimentos foram conduzidos em casa de vegetação, utilizando-se vasos preenchidos com terra coletada da camada superficial de 0 a 20 cm do município de Jaguapitã, Paraná. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos testados resultaram de um fatorial 5 x 2, em que os fatores foram cinco doses de N (0, 25, 50, 75 e 100 kg ha-1 de N) e dois cultivares de arroz (Fedearroz Lagunas (Colombiana) e IAPAR-9 (Brasileira)). Como fontes de nitrogênio foram testadas o sulfato de amônio (experimento I) e o nitrato de cálcio (experimento II). As seguintes variáveis foram avaliadas: número de perfilhos por vaso (NPV), massa seca da parte aérea (MSPA), conteúdo de nitrogênio na massa seca (CNMS) e eficiência agronômica do nitrogênio (EAN). Os dados obtidos nos experimentos foram submetidos a análises de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% para o efeito de cultivares ou ajustadas a equações de regressão polinomial para o efeito de doses de N. Com relação às fontes, o uso do nitrato de cálcio proporcionou valores superiores de NPV, CNMS e EAN. A cultivar Lagunas se destaca quanto ao perfilhamento, enquanto IAPAR-9 apresenta maior produção de MSPA. O aumento nas doses de N, em ambas as fontes, eleva o NPV, a MSPA e o CNMS, porém, a EAN é reduzida.

Downloads

Biografia do Autor

Hector Augusto Sandoval Contreras, Universidade Estadual de Londrina

Engo Agro, Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Mario Sandoval Contreras, Universidade Estadual de Londrina

Engº Agrº, Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Renan Ribeiro Barzan, Universidade Estadual de Londrina

Engo Agro, Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

João Pedro Silvestre, Universidade Estadual de Londrina

Engo Agro, Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Osmar Rodrigues Brito, Universidade Estadual de Londrina

Engº Agrº, Prof. Dr., UEL, Londrina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-22

Como Citar

Contreras, H. A. S., Contreras, M. S., Barzan, R. R., Silvestre, J. P., & Brito, O. R. (2016). Doses de nitrogênio de fontes nítrica e amoniacal exigidas por cultivares de arroz de sequeiro originárias do Brasil e da Colômbia. Semina: Ciências Agrárias, 37(3), 1267–1276. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1267

Edição

Seção

Artigos
Crossref
1
Scopus
1
Hector Augusto Sandoval Contreras, Renan Ribeiro Barzan, Mario Sandoval Contreras, Osmar Rodrigues Brito (2017)
Growth, yield and agronomic efficiency of rice (Oryza sativa L.) cv. IAPAR 117 affected by nitrogen rates and sources. Acta Agronómica, 66(4), 558.
10.15446/acag.v66n4.59101
Plum Print visual indicator of research metrics
  • Citations
    • Citation Indexes: 1
  • Captures
    • Readers: 10
see details

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.