Caracterização da solução de solos do bioma cerrado sob pastagens
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n2p167Palavras-chave:
Especiação do alumínio, nitrogênio, pH, acidezResumo
O objetivo deste trabalho foi caracterizar a solução de solos e avaliar a especiação do Al em solos sob pastagens no Bioma Cerrado. Para a coleta das soluções dos solos utilizou-se tubo de PVC com a extremidade inferior acoplada a uma ponta porosa de cerâmica especial. Para quantificar as formas iônicas do alumínio, foram comparadas duas metodologias: método químico do “aluminon” e o método WHAM (modelo geoquímico de especiação). Os solos utilizados no presente estudo foram coletados às margens das rodovias GO – 060 e BR – 154, no trecho entre os municípios de Goiânia, GO e Barra do Garças, MT. Os resultados permitiram concluir que as espécies iônicas de alumínio predominantes variaram em função do tipo de solo, pH e concentração de NO3- na solução do solo. Verificou-se também que as espécies iônicas mais abundantes foram: Al-M.O., Al3+ e Al(OH)4-
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.