Digestibilidade e desempenho de juvenis de tilápia nilótica alimentadas com dietas contendo palma forrageira
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4Supl1p2417Palavras-chave:
Alimento alternativo, Opuntia fícus, Oreochromis niloticus, Valor nutritivo.Resumo
O suprimento das necessidades nutricionais de forma econômica é essencial para o sucesso de qualquer produção animal. A palma forrageira é uma cactácea bem adaptada as regiões semi-áridas, sendo comumente utilizada na alimentação de ruminantes, entretanto estudos com peixes são escassos. Objetivou-se avaliar a digestibilidade de farelos de cinco cultivares de palma forrageira (Opuntia fícus) para juvenis de tilápia nilótica e posteriormente o desempenho dos juvenis recebendo níveis crescentes da cultivar com melhor coeficiente de digestibilidade aparente da proteína bruta (CDAPB) (75,2%). No experimento de digestibilidade foram utilizados 90 juvenis de tilápia nilótica masculinizadas (com peso médio de 6,02 ± 0,65 g), para determinar os coeficientes de digestibilidade aparente da matéria seca (CDAMS), energia bruta (CDAEB) e proteína bruta dos cultivares (Orelha de onça, Miúda, Gigante, Comum e IPA 20). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado (DIC) com cinco tratamentos e três repetições. No experimento de desempenho 300 juvenis de tilápia nilótica masculinizados (peso médio de 1,39 ± 0,12 g) receberam rações com diferentes níveis de inclusão (0, 72, 144 e 216 g Kg-1) do farelo de palma-cultivar IPA 20, em um DIC com quatro tratamentos e cinco repetições. Foram observadas diferenças significativas (P < 0,05) para o CDAMS e o CDAPB entre os tratamentos. As cultivares que apresentaram maiores CDAMS foram a IPA 20 (41,75%), Orelha de onça (36,41%) e Gigante (32,59%). Para o CDAPB a melhor cultivar foi a IPA 20, com 75,2%, seguida da Orelha de onça (61,5%) e Miúda (56,1%). Quanto ao desempenho, a inclusão do farelo de palmacultivar IPA 20 na proporção de 113 g kg-1 promove os melhores valores de ganho de peso e de peso final para juvenis de tilápia nilótica.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.