Fluxos de biomassa e padrão de desfolhação de azevém pastejado por novilhas suplementadas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p3193Palavras-chave:
Balanço liquido, Consumo de lâminas foliares, Eficiência potencial de utilização, Grão de aveia, Grão de milho.Resumo
Para definir estrategicamente a melhor taxa de lotação para o azevém é importante conhecer em detalhe o processo de crescimento dessa forrageira. O estudo foi realizado para avaliar os fluxos de biomassa foliar, a intensidade e a frequência de desfolhação de azevém (Lolium multiflorum Lam), pastejado por bezerras exclusivamente em pastejo, ou em pastejo e recebendo grão de milho ou de aveia como suplemento. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com medidas repetidas no tempo, três sistemas alimentares e três repetições de área. Os fluxos (kg de MS de lâminas foliares ha-1 dia-1) de crescimento (40,6), senescência (40,7) e consumo (29,7) foram similares nos diferentes sistemas alimentares. O consumo de lâminas foliares em relação ao peso corporal foi menor quando as bezerras receberam suplemento, independente do tipo de grão. Os sistemas alimentares testados não influenciaram nas eficiências real e potencial de utilização bem como no balanço liquido de utilização do azevém. O fluxo de consumo das laminas foliares 1,4 vezes mais baixo que o fluxo de crescimento ocasionou em eficiência real de utilização inferior a um (0,7) e o fluxo de senescência mais alto que o fluxo de crescimento das lâminas foliares gerou uma eficiência potencial de utilização negativa (-0,2). As lâminas foliares foram desfolhadas com intensidade similar (54,4%) nos diferentes sistemas alimentares. A frequência de desfolhação do azevém aumentou quando as bezerras foram suplementadas. O aumento de 29,2% na taxa de lotação ocasionado pelo uso do grão de milho ou do grão de aveia como suplemento não alterou a dinâmica dos fluxos de biomassa do azevém, porém reduziu o consumo de lâminas foliares em relação ao peso corporal das bezerras e ocasionou alterações na frequência de desfolhação do azevém.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.