Comportamento de pastejo de bezerras recebendo ou não suplemento em pastagem de azevém
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p2053Palavras-chave:
Angus, Estações alimentares, Estádio vegetativo, Estádio reprodutivo.Resumo
O experimento foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o comportamento de pastejo de bezerras, durante dois estádios fenológicos do azevém (Lolium multiflorum Lam.), em quatro turnos diários (madrugada, manhã, tarde, noite). As bezerras estavam exclusivamente em pastejo ou em pastejo e recebendo suplemento (grão de aveia ou de milho). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, seguindo a estrutura de parcelas sub-subdivididas sendo os sistemas alimentares as parcelas principais, os estádios fenológicos as sub-parcelas e os turnos diários as sub-subparcelas. O registro do comportamento ingestivo foi realizado durante 24 horas, por observação visual, em quatro datas de avaliação: duas no estádio vegetativo e duas no estádio reprodutivo do azevém. Avaliaram-se os tempos de pastejo, de ruminação e de outras atividades, além do número, tempo de duração e o intervalo entre refeições das bezerras suplementadas ou não em pastagem de azevém. As bezerras que receberam suplemento permaneceram menor tempo na estação alimentar e realizaram menor número de bocados diários. No estádio reprodutivo do azevém, as bezerras suplementadas permaneceram por mais tempo em outras atividades. O tempo de pastejo das bezerras que receberam suplemento foi menor nos turnos da manhã e noite. A duração das refeições foi menor no período noturno para as bezerras suplementadas. O padrão do uso do tempo das bezerras foi alterado pelo recebimento de suplemento e pela mudança das características estruturais e qualitativas do azevém durante os estádios de desenvolvimento vegetativo e reprodutivo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.