Efeitos da peletização e extrusão sobre a digestibilidade de ingredientes alternativos do Semi-árido Nordestino para a tilápia do Nilo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n6p3367Palavras-chave:
Avaliação de alimentos, Nutrição de peixes, Oreochromis niloticus, Processamento de ração.Resumo
Foi avaliada a digestibilidade aparente dos nutrientes e energia da raspa de mandioca (RM), a farinha de resíduo de abate de caprinos/ovinos (FR) e a farinha de feno de maniçoba (FM), para a tilápia do Nilo em rações processadas na forma peletizada e na forma extrusada. Os coeficientes de digestibilidade aparente da proteína e energia brutas para a RM, o FR e a FM em rações peletizadas foram respectivamente 77,97 e 65,86%, 93,79 e 88,62%, 54,62 e 28,64%. Os coeficientes de digestibilidade aparente da proteína e energia brutas para a RM, o FR e a FM em rações extrusadas foram respectivamente 83,98 e 81,77%, 62,55 e 89,81%, 52,73 e 28,09%. A extrusão contribuiu para a melhora da digestibilidade aparente da energia da RM, porém diminuiu a digestibilidade aparente da fração protéica da FR. Os valores de nutrientes digestíveis determinados no presente trabalho, independente do processamento, apontam para um bom potencial para a utilização da raspa de mandioca e a farinha de resíduos de abate de caprinos/ovinos na composição de rações para a tilápia do Nilo, ao contrário do feno de maniçoba moído.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.