Efeitos da peletização e extrusão sobre a digestibilidade de ingredientes alternativos do Semi-árido Nordestino para a tilápia do Nilo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n6p3367Palavras-chave:
Avaliação de alimentos, Nutrição de peixes, Oreochromis niloticus, Processamento de ração.Resumo
Foi avaliada a digestibilidade aparente dos nutrientes e energia da raspa de mandioca (RM), a farinha de resíduo de abate de caprinos/ovinos (FR) e a farinha de feno de maniçoba (FM), para a tilápia do Nilo em rações processadas na forma peletizada e na forma extrusada. Os coeficientes de digestibilidade aparente da proteína e energia brutas para a RM, o FR e a FM em rações peletizadas foram respectivamente 77,97 e 65,86%, 93,79 e 88,62%, 54,62 e 28,64%. Os coeficientes de digestibilidade aparente da proteína e energia brutas para a RM, o FR e a FM em rações extrusadas foram respectivamente 83,98 e 81,77%, 62,55 e 89,81%, 52,73 e 28,09%. A extrusão contribuiu para a melhora da digestibilidade aparente da energia da RM, porém diminuiu a digestibilidade aparente da fração protéica da FR. Os valores de nutrientes digestíveis determinados no presente trabalho, independente do processamento, apontam para um bom potencial para a utilização da raspa de mandioca e a farinha de resíduos de abate de caprinos/ovinos na composição de rações para a tilápia do Nilo, ao contrário do feno de maniçoba moído.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.