Efeitos da peletização e extrusão sobre a digestibilidade de ingredientes alternativos do Semi-árido Nordestino para a tilápia do Nilo

Autores

  • Lilian Dena dos Santos Universidade Federal do Paraná
  • Sília Maria de Negreiros Sousa Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Lilian Carolina Rosa da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Robie Allan Bombardelli Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fábio Meurer Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n6p3367

Palavras-chave:

Avaliação de alimentos, Nutrição de peixes, Oreochromis niloticus, Processamento de ração.

Resumo

Foi avaliada a digestibilidade aparente dos nutrientes e energia da raspa de mandioca (RM), a farinha de resíduo de abate de caprinos/ovinos (FR) e a farinha de feno de maniçoba (FM), para a tilápia do Nilo em rações processadas na forma peletizada e na forma extrusada. Os coeficientes de digestibilidade aparente da proteína e energia brutas para a RM, o FR e a FM em rações peletizadas foram respectivamente 77,97 e 65,86%, 93,79 e 88,62%, 54,62 e 28,64%. Os coeficientes de digestibilidade aparente da proteína e energia brutas para a RM, o FR e a FM em rações extrusadas foram respectivamente 83,98 e 81,77%, 62,55 e 89,81%, 52,73 e 28,09%. A extrusão contribuiu para a melhora da digestibilidade aparente da energia da RM, porém diminuiu a digestibilidade aparente da fração protéica da FR. Os valores de nutrientes digestíveis determinados no presente trabalho, independente do processamento, apontam para um bom potencial para a utilização da raspa de mandioca e a farinha de resíduos de abate de caprinos/ovinos na composição de rações para a tilápia do Nilo, ao contrário do feno de maniçoba moído.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lilian Dena dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Profª Drª em Zootecnia; Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável, Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Setor Palotina, Palotina, PR.

Sília Maria de Negreiros Sousa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

M.e em Zootecnia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon, Marechal Cândido Rondon, PR.

Lilian Carolina Rosa da Silva, Universidade Federal do Paraná

Profª Drª em Zootecnia; Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável, Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Setor Palotina, Palotina, PR.

Robie Allan Bombardelli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Prof. Dr. em Zootecnia; Programa de Pós Graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, UNIOESTE, Campus Toledo; Programa de Pós Graduação em Zootecnia, UNIOESTE, Campus Marechal Cândido Rondon.

Fábio Meurer, Universidade Federal do Paraná

Prof. Dr. em Zootecnia; Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável, UFPR, Campus Jandaia, Jandaia do Sul, PR.

Downloads

Publicado

2014-12-09

Como Citar

Santos, L. D. dos, Sousa, S. M. de N., Silva, L. C. R. da, Bombardelli, R. A., & Meurer, F. (2014). Efeitos da peletização e extrusão sobre a digestibilidade de ingredientes alternativos do Semi-árido Nordestino para a tilápia do Nilo. Semina: Ciências Agrárias, 35(6), 3367–3376. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n6p3367

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)