Motilidade espermática, fertilização e desenvolvimento inicial de jundiá (Rhamdia quelen) em água contaminada com cobre
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1667Palavras-chave:
Embrião, Espermatozóides, Metais pesados, Peixe, Reprodução.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da água contaminada de cobre na motilidade espermática, fertilização e desenvolvimento embrionário e larval de jundiá (Rhamdia quelen). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e quatro repetições. Dois ensaios foram conduzidos: (1) a fertilização controlada foi realizada com diferentes níveis de água contaminada com cobre e a incubação do ovo realizada em água limpa; e (2) a contaminação da água foi utilizada tanto na fertilização e quanto na incubação dos ovos. O tempo de motilidade de espermatozóides e as taxas de motilidade do esperma foram reduzidas com o aumento da concentração de cobre na água. As taxas de fertilização e eclosão também foram afetados quando as concentrações de cobre na água estavam acima de 0,0979 mg Cu+2 L-1 e 0,0331 mg Cu+2 L-1, respectivamente. A exposição dos gametas por um curto período de tempo em níveis entre 15 ou 60 mg de Cu+2 L-1 promoveu danos sobre a motilidade dos espermatozóides, a fertilização de oócitos e a eclosão dos ovos. Além disso, quando os gametas e embriões foram expostos a níveis acima de 0,03 mg de Cu+2 L-1 por um longo período de tempo, a eclosão dos ovos foi reduzida, e em níveis de 0,05 a 0.20mg Cu+2 L-1 o anormalidade larval aumentou.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.