Mapeamento da produção de massa seca do Tifton 85 e sua correlação com os atributos químicos do solo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p2093Palavras-chave:
Cynodon spp., Agricultura de precisão, Nutrição de plantas, Produção de forragem.Resumo
A criação de bovinos em sistema semiextensivo tem sido a mais utilizada atualmente pelos criadores do Brasil, porém problemas como a degradação das pastagens estão comprometendo este sistema produtivo, reduzindo a produção das forragens e consequentemente a lucratividade dos produtores. Diante disso, objetivou-se com este estudo realizar o mapeamento da produção de massa seca, acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio na parte aérea do Tifton 85, e avaliar as suas correlações com os atributos químicos em diferentes camadas do perfil do solo. O estudo foi realizado em uma área de 4,3 ha constituída de Tifton 85 no município de Vista Gaúcha - RS, Brasil, durante os meses de outubro a dezembro de 2012. A área experimental foi georreferenciada e dividida em uma malha amostral de 50 x 50 m, resultando em 16 pontos amostrais. Foi realizado dois cortes no Tifton 85 para a avaliação da produção de massa seca. A amostragem do solo foi realizada nas camadas de 0,00 - 0,10 m, 0,10 - 0,20 m e 0,20 - 0,40 m. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e à matriz de correlação linear de Pearson, sendo os resultados especializados em mapas temáticos. A produção de massa seca, acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio pelo Tifton 85 apresentaram coeficientes de variação classificados de altos a muito altos, e de maneira geral, demonstraram baixa correlação com os atributos químicos do solo, independentemente da camada do perfil amostrada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.