Características morfogênicas e estruturais do capim-xaraés submetido a intesidades de pastejo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1879Palavras-chave:
Brachiaria, Índice de área foliar residual, Interceptação de luz, Urochloa.Resumo
O objetivo com este trabalho foi avaliar os efeitos de índices de área foliar residual (IAFr), anos de avaliação e ciclos de pastejo sobre as características morfogênicas e estruturais do capim-xaraés sob pastejo, em dois verões agrostológicos (anos de avaliação). O experimento foi conduzido na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, Campus de Jaboticabal, São Paulo, Brasil e as intensidades de pastejos foram definidas por quatro IAFr: 0,8; 1,3; 1,8 e 2,3. Quando o dossel interceptou 95% da luz incidente, os animais foram colocados no piquete para o pastejo e permaneceram até que o IAFr alvo foi alcançado. Os pastejos foram realizados por vacas da raça Holandesa (Bos taurus taurus L.) não lactantes, utilizando-se a técnica de mob-stocking. As características morfogênicas e estruturais do capim-xaraés respondem de forma efetiva as mudanças nas condições climáticas. Observa-se variabilidade nas características morfogênicas e estruturais em respostas aos anos de avaliação e ciclos de pastejo dentro de ano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.