Efeito de intensidade de pastejo e suplementação no desempenho, indicadores de estresse e perfil metabólico de cordeiros em terminação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3863Palavras-chave:
Cortisol, Metabolismo energético, Metabolismo protéico, Ovino, Parâmetros sanguíneos, Pasto.Resumo
No presente estudo foi avaliado o efeito de intensidades de pastejo (IP) pelo índice de área foliar residual (IAFr). Onde, 0,8; 1,4; 2,0 e 2,6 de IAFr corresponde a MA= muito alto, A= alto, B= baixo e MB= muito baixo com suplemento (SP) ou não suplementado (NSP) no desempenho, indicadores de estresse e perfil metabólico em sessenta e quatro cordeiros mestiços Santa Inês (15,40±2,31 kg peso vivo). O consumo de matéria seca (CMS) e ganho médio diário (GMD), em resposta a IP, apresentaram efeito linear crescente (P<0,05) com a diminuição da IP e o grupo NSP foi superior (P<0,05) ao grupo SP quanto ao CMS. A concentração plasmática de cortisol foi maior no grupo NSP (P<0,05) e não apresentou efeito (P>0,05) entre as IP. A relação Neutrófilo:Linfócito apresentou efeito linear decrescente (P<0,05) com a IP e o grupo SPT apresentou maior (P<0,05) relação Neutrófilo:Linfócito. Nenhum dos parâmetros avaliados referentes ao metabolismo proteico foram afetados (P>0,05) pela IP, exceto a Albumina que apresentou efeito (P<0,05) e o grupo SP apresentou maior concentração desse metabólito. Referente aos indicadores do metabolismo energético, a glicose apresentou efeito linear crescente (P<0,05) com o a diminuição da IP e foi maior no grupo SP (P<0,05), de maneira oposta, houve efeito linear decrescente dos ácidos graxos não esterificados (AGNE) (P<0,05) e o grupo NSP apresentou maior (P<0,05) nível sérico. A concentração de betahidroxibutirato (B-HBA) foi maior (P<0,05) no grupo SPT. A concentração do cálcio foi modificada (P<0,05) pela IP. A concentração do fósforo foi maior (P<0,05) no grupo SP e o magnésio não apresentou efeito (P>0,05) de nenhum dos tratamentos. Conclui-se que a IP e SP modificou o desempenho, indicadores de estresse e perfil metabólico de cordeiros em terminação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.