Parâmetros bioquímicos sanguíneos, balanço de nitrogênio e metabolizabilidade da energia bruta em suínos alimentados com dietas contendo diferentes balanços eletrolíticos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1598Palavras-chave:
Eletrólitos, Energia metabolizável, Parâmetros fisiológicos, Sódio.Resumo
Objetivou-se com esse trabalho avaliar diferentes balanços eletrolíticos das dietas (BED) sobre os parâmetros bioquímicos sanguíneos, balanços de nitrogênio e a metabolizabilidade da energia bruta, de suínos na fase inicial. Foram utilizados 16 suínos, machos castrados, com peso inicial de 27,95 kg, distribuídos individualmente em gaiolas metabólicas, em um delineamento experimental em blocos ao acaso com quatro tratamentos (BED de 160, 208, 257 e 305 mEq/kg) e quatro repetições. Os parâmetros bioquímicos sanguíneos avaliados foram cloretos, potássio, sódio e uréia no soro. O pH da urina também foi avaliado, e as variáveis utilizadas no balanço de nitrogênio (N) foram o N ingerido, N excretado nas fezes, N excretado na urina, N absorvido, N retido, N retido/N absorvido e excreção total de N. Foram determinados os coeficientes de digestibilidade e metabolizabilidade da energia bruta e seus respectivos valores de energia digestível e metabolizável. Os valores de pH urinário aumentaram (P < 0,01) linearmente em função dos níveis crescentes do BED, variando de 6,90 a 8,03. Os resultados obtidos para cloretos, potássio e as variáveis dos balanços de nitrogênio e da energia bruta foram semelhantes (P > 0,05) entre os BED avaliados. Houve aumento linear (P < 0,01) na concentração de sódio no soro sanguíneo em função do aumento do BED, com valores de 2,91; 3,03; 3,27 e 3,18 g/l, respectivamente para os diferentes tratamentos. Os níveis de uréia no soro sanguíneo aumentaram linearmente (P < 0,01), apresentando valores de 26,21; 28,64; 34,32 e 32,89 mg/dl. Concluiu-se que o aumento do balanço eletrolítico da dieta, de 160 a 305 mEq/kg, proporcionou maiores concentrações de uréia e sódio do soro sanguíneo, e maiores valores de pH na urina de suínos na fase inicial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.