Disponibilidade e lixiviação de nitrogênio em dois solos típicos de Pontes e Lacerda, MT, tratados com resíduo ruminal bovino
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1509Palavras-chave:
Argissolo, Latossolo, Nitrato, Resíduo orgânico.Resumo
A alta produção de resíduos durante o abate de bovinos aumenta a necessidade de promover a sua correta utilização. Neste estudo, a disponibilidade e a lixiviação de N (nitrato e amônio), após a incorporação resíduo ruminal bovino (RRB), foi avaliada em dois solos típicos de Pontes e Lacerda, MT: um Latossolo Vermelho distrófico e um Argissolo Vermelho-Amarelo eutrófico. O experimento foi conduzido em casa de vegetação da Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, entre dezembro de 2009 e março de 2010. Foram coletadas amostras indeformadas em tubos de PVC (40 cm de comprimento;10 cm de diâmetro), nos quais as doses de RRB foram adicionados para proporcionar 0, 50, 100, e 400 kg de N ha-1 e adicionou-se ureia para proporcionar 400 kg N ha-1. Cada tratamento foi realizado com 4 repetições. As colunas foram irrigados semanalmente, e o lixiviado foi recolhido e armazenado para análise. Após o experimento, amostras de solo foram coletados de 10 em 10 cm e as concentrações de nitrato e amônio foram determinadas. O uso da RRB resultou em maior disponibilidade de N no Latossolo Vermelho distrófico, enquanto no Argissolo Vermelho-Amarelo eutrófico o RRB não pode fornecer uma quantidade adequada de nitrogênio ao solo no período estudado. Em termos de lixiviação, o Latossolo Vermelho distrófico, tem maior capacidade de retenção de nitrato e menor capacidade de retenção de amônio do que o Argissolo Vermelho-Amarelo eutrófico, no entanto, os níveis de nitrato e amônio no lixiviado coletado dos dois solos estavam dentro dos valores normais estabelecidos pela legislação Conama. O uso de RRB, em comparação com a utilização de ureia resultou num menor risco de lixiviação N.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.