Isolados de fungos entomopatogênicos visando ao controle da broca da erva-mate (Hedypathes betulinus) Kluger (Coleoptera; Cerambycidae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1467Palavras-chave:
Controle microbiano, Ilex paraguariensis, Controle biológico.Resumo
A erva-mate é uma cultura importante da região sul do Brasil, Argentina e Paraguai, tendo grande importância sócio-econômica e ambiental. Com a escassez de ervais nativos, a cultura da erva-mate passou a ser cultivada em sistema de monocultivo e como consequência, alguns insetos tornaram-se pragas, sendo a broca, Hedypathes betulinus, muito importante. A fim de incrementar o controle biológico na cultura, o objetivo deste trabalho foi selecionar em laboratório os isolados mais virulentos de 32 isolados do fungo entomopatogênico Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. e 18 isolados de Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorok.. Inicialmente, avaliou-se a virulência dos isolados imergindo adultos da broca da erva-mate em suspensão fungica contendo 1×108 conídios mL-1, e posteriormente os que obtiveram maior mortalidade confirmada, foram selecionados para segunda etapa, na qual avaliou-se a virulência e crescimento vegetativo, produção de conídios em meio de cultura, arroz e em cadáveres de broca. Destacaram-se três isolados de B. bassiana (UNIOESTE 4, UNIOESTE 52 e UNIOESTE 64), e um de M. anisopliae (IBCB 352), atingindo mortalidade confirmada igual ou superior a 90% na primeira etapa, sendo estes selecionados para etapa posterior, juntamente com isolado padrão, CG 716. O isolado IBCB 352 de M. anisopliae, apesar de ser o único da espécie a ser selecionado para a segunda etapa, provocou a maior mortalidade confirmada e conidiogênese em cadáveres de broca, indicando uma elevada produção de inóculo, sendo este, o indicado para a campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.