Empatia com equipes multidisciplinares na fase de Ideação do processo de design Thinking

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n3p81

Palabras clave:

Design thinking, Empatia, Equipes multidisciplinares, Colaboração

Resumen

Este artigo enfoca a empatia na fase de ideação do processo de design thinking. A revisão bibliográfica dos temas empatia, design thinking e equipes multidisciplinares embasam experimentos desenvolvidos para atender as demandas de um negócio social. Os resultados corroboram para a percepção de que a empatia pode ser conquistada com equipes multidisciplinares colaborativas para a construção de um escopo. Finalmente, a lacuna teórica é descrita e as oportunidades para pesquisas futuras são apresentadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gláucia de Salles Ferro, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

Doutoranda em Design na Universidade Federal do Paraná. Docente no Centro Universitário Curitiba

Adriano Heemann, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Engenharia Mecânica - Universidade Tecnológica de Braunschweig, Alemanha. Professor na Universidade Federal do Paraná

Citas

BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Campus, RJ: Elsevier, 2010.

BUCHANAN, Richard. Wicked problems in design thinking. Design Issues, Chicago, ILL, v. 8, n. 2, p. 5-21, 1992.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior. Disponível em: www.capes.gov.br. Acesso em: 31 jan. 2018.

CARDOSO, Rafael. Uma Introdução à história do design. São Paulo, SP: Ed. Edgard Blucher, 2008

DIAS, Maria Regina Álvares Correia; AMARAL, Leila Gontijo. A interdisciplinaridade no ensino do design. Revista Design em Foco, Salvador, BA, v. 3, n. 2, p. 49-66, 2006.

EMPATIA. In: ABBAGNAMO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo, SP: Editora Martins Fontes, 1998.

EMPATIA. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2008. p. 776.

FERRARI, Márcio. Carl Rogers, um psicólogo a serviço do estudante. 2008. https://novaescola.org.br/conteudo/1453/carl-rogers-um-psicologo-aservico-do-estudante. Acesso em: 20 dez. 2017.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2008.

FERRO, Gláucia de Salles; SILVA, Arabella Galvão; HEEMANN, Adriano. Workshop de Design Thinking como parte do Processo de Avaliação no Ensino Superior em Design. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON DESIGN, ENGINEERING, MANAGEMENT FOR INNOVATION, 4., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Forianópolis, SC: IDEMI, 2015. v. 1. p. 215-225.

FRASER, Heather. Como gerar inovação e crescimento nas empresas aplicando o business design: design para negócios na prática. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Campus/Elsevier, 2012.

FRISENDAL, Thomas. Design thinking business analysis: business concept mapping aplied. Kingston, ON: Springer, 2016.

KANTER, Rosabeth Moss M. Collaborative advantage: the art ofalliances. Harvard Business Review, Philadelphia, PA, v. 72, n. 4, p. 96-108, 1994.

LEHMKUHL, Luciene; PEREIRA, Leandro Lopes. Diálogos interdisciplinares e experiências projetuais. Projética, Londrina, PR, v. 8, n. 1, p. 79-96, 2017.

LEVADA, Miriam; FIERI, Walcir José; PIVESSO, Mara Sandra G. Apontamentos teóricos de citologia, histologia e embriologia. São Paulo: Catálise Editora, 1996.

LOCKWOOD, Thomas. Design thinking: integrating innovation, customer experience, and brand value. New York: Design Management Institute, 2009.

LU, Stephen C. Y.; ELMARAGHY, Waguih; SCHUH, Gunther; WILHELM, Robert. A Scientific Foundation of Collaborative Engineering. CIRP Annals: Manufacturing Technology, Paris, FR, v. 56, n. 2, p. 605-634, 2007.

MARTIN, Roger. Design de negócios. São Paulo: Elsevier, 2010.

MELO, Adrian; ABELHEIRA, Ricardo. Design thinking & design: metodologia, ferramentas e reflexões sobre o tema. São Paulo: Novatec, 2015.

MOOTEE, Idris. Design thinking for strategic innovation: what they can´t teach you at business or design school. New Jersey: Wiley, 2013.

MUKAI, Hitomi. Sistemas Integrados de gestão de design, qualidade, ambiente, saúde e segurança no trabalho: aplicação às pequenas e médias empresas do setor moveleiro. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, SC, 2012.

NASCIMENTO, Priscilla Clara Lopes do. A multidisciplinaridade imprescindível e a multidisciplinaridade disfuncional na prática e no ensino do design. In: SEMINÁRIO DO CURSO DE DESIGN DA FAU USP-DESIGN: QUO VADIS, 1., 2008, São Paulo, SP. Anais […]. São Paulo: FAUUSP, 2008. p. 1-5.

NIXON, Natalie Weathers. Viewing ascension health from a design thinking perspective. Journal of Organization Design, Boston, v. 2, n. 3, p. 23-28, 2013.

NORMAN, David A. Cognitive artifacts. In: CARROLL, John (ed.). Designing interaction: psychology at the human-computer interface. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

PINHEIRO, Tennyson; ALT, Luis. Design thinking Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Editora Campus- Elsevier, 2011. PIRINEN, Antti. The barriers and enablers of co-design for services. International Journal of Design, Helsinki, FIN, v. 10, n. 3, p. 27-42, 2016.

PLATTNER, Hasso; MEINEL, Christoph; LEIFER, Larry. Design thinking research: studying co-creation in practice. Kingston, ON: Springer, 2012.

RAMACHANDRAN, Vilayanur. Os neurônios que moldaram a civilização. 2009. http://www.ted.com/talks/lang/ptbr/vs_ramachandran_the_neurons_ that_shaped_civilization.html. Acesso em: 26 dez. 2017.

RIBEIRO, Adriana Barbosa; NOJIMA, Vera Lúcia dos Santos. Design emocional: empatia e contextualização. Arcos Design, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 2, 2013.

RITTEL, Horst.; WEBBER, Melvin. Dilemmas in a general theory of planning. Working papers from the urban & regional development. Policy Sciences, Berkeley, CA, v. 4, n. 2, p. 155-169, 1973.

SAMPAIO, Leonardo Rodrigues; CAMINO, Cleonice Pereira dos Santos; ROAZZI, Antônio. Revisão de aspectos conceituais, teóricos e metodológicos da empatia. Psicologia, Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 29, n. 2, p. 212-227, 2009.

STICKDORN, Mark; SCHNEIDER, Jakob. This is service design thinking. New Jersey: John Wiley Professional, 2012.

VIANNA, Mauricio; VIANNA Ysmar; ADLER Isabel; LUCENA, Brenda.; RUSSO, Beatriz. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

WISPÉ, Lauren. History of the concept of empathy. In: EISEMBERG, Nancy; J. STRAYER, Janet (ed.). Empathy and its development. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. p. 20-35.

Publicado

2019-12-12

Cómo citar

Ferro, G. de S., & Heemann, A. (2019). Empatia com equipes multidisciplinares na fase de Ideação do processo de design Thinking. Projetica, 10(3), 81–98. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n3p81

Número

Sección

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.