Olfactive aesthetic experience within the servicescape: the olfactive aesthetic experience as means to provide a new perception of the servicescape

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p67

Palavras-chave:

Estética de odores, Servicescape, Experiência estética. Aspectos afetivos, Atmosfera

Resumo

Do ponto de vista de Desenho de Serviços, Serviços, Marketing e Comunicação, os odores podem contribuir para o fornecimento de uma determinada unidade de satisfação aos usuários do serviço oferecido em um determinado cenário de serviços, com potencial para intervir nos aspectos afetivos. A literatura especializada apontou uma lacuna na dimensão Estética dos Serviços, incluindo a estética dos odores. Nesse contexto, o problema que norteou esta pesquisa baseou-se no seguinte questionamento: como utilizar a experiência estética olfativa para proporcionar uma nova percepção da paisagem de serviços pelo usuário / cliente? O objetivo foi identificar os aspectos relevantes da experiência estética olfativa como meio de proporcionar uma nova percepção dos usuários / clientes sobre o servicescape. A pesquisa é de natureza exploratória e qualitativa, com a aplicação de uma revisão bibliográfica e um levantamento. Os resultados mostram que os aspectos emocionais olfativos evocados em um servicescape têm o potencial de criar e reforçar humores positivos e negativos nos usuários.

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Biografia do Autor

Humberto Costa, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Design e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-Doutoranda em Educação (UFPR) 

Gláucia de Salles Ferro, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Design UFPR. Orofessora pesquisadora do Centro Universitário Curitiba UNICURITIBA - PR.

Trajano F. B. X. Silva, Universidade do Porto

Doutorando em Segurança e Saúde no Trabalho da Universidade do Porto (UPorto).

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Publicado

2021-05-25

Como Citar

Costa, H., Ferro, G. de S., & Silva, T. F. B. X. (2021). Olfactive aesthetic experience within the servicescape: the olfactive aesthetic experience as means to provide a new perception of the servicescape. Projetica, 12(1), 67–87. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p67

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia