Inovação de significado: o papel do design e da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n2p71

Palavras-chave:

Inovação, Significado, Educação, Interdisciplinaridade.

Resumo

O presenta artigo aborda uma maneira diferenciada de inovar por meio do Design, pautada na mudança de perspectiva: do Design centrado no usuário para o Design centrado no significado. Nessa perspectiva, a inovação pode ser obtida com menos investimentos, desde que a empresa adquira a capacidade de perceber o significado que as pessoas atribuem aos produtos. Além disso, esse texto estabelece uma relação entre a educação em Design e a capacidade do profissional de gerar inovação. Sugere que uma mudança no processo pedagógico atual, disciplinar e limitador, para o interdisciplinar, cuja proposta pode ser metaforicamente comparada a uma rede com múltiplas conexões, poderá favorecer a formação de designers que apliquem essa nova perspectiva de inovação.

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Biografia do Autor

Humberto Costa, Universidade Federal do Paraná - UFPR Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba.

Doutorando em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor no Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba. Professor do curso de Publicidade na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR.

Ana Leocádia de Souza Brum Donikian Gouveia, Centro Brasil Design

Mestre em Desenvolvimento e Organizações pela FAE. Diretora Técnica do Centro Brasil Design, delegada representante do Design no CNPC/Ministério da Cultura e Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico no Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba.

Arabella Natal Galvão da Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba.

Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora no Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba, no curso de Design Gráfico e no MBA em Business Design, e pesquisadora na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

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Publicado

2017-05-02

Como Citar

Costa, H., Gouveia, A. L. de S. B. D., & Silva, A. N. G. da. (2017). Inovação de significado: o papel do design e da educação. Projetica, 7(2), 71–86. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n2p71

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