Inovação de significado: o papel do design e da educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n2p71

Palabras clave:

Inovação, Significado, Educação, Interdisciplinaridade.

Resumen

O presenta artigo aborda uma maneira diferenciada de inovar por meio do Design, pautada na mudança de perspectiva: do Design centrado no usuário para o Design centrado no significado. Nessa perspectiva, a inovação pode ser obtida com menos investimentos, desde que a empresa adquira a capacidade de perceber o significado que as pessoas atribuem aos produtos. Além disso, esse texto estabelece uma relação entre a educação em Design e a capacidade do profissional de gerar inovação. Sugere que uma mudança no processo pedagógico atual, disciplinar e limitador, para o interdisciplinar, cuja proposta pode ser metaforicamente comparada a uma rede com múltiplas conexões, poderá favorecer a formação de designers que apliquem essa nova perspectiva de inovação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Humberto Costa, Universidade Federal do Paraná - UFPR Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba.

Doutorando em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor no Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba. Professor do curso de Publicidade na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR.

Ana Leocádia de Souza Brum Donikian Gouveia, Centro Brasil Design

Mestre em Desenvolvimento e Organizações pela FAE. Diretora Técnica do Centro Brasil Design, delegada representante do Design no CNPC/Ministério da Cultura e Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico no Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba.

Arabella Natal Galvão da Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba.

Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora no Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba, no curso de Design Gráfico e no MBA em Business Design, e pesquisadora na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Citas

ALVARES, M. R.; GONTIJO, L. A interdisciplinaridade no Ensino do Design. In: Revista Design em Foco, v. 3, n.2, jul/dez 2006. Salvador: EDUNEB, 2006, p. 49-66.

BORBA, Gustavo S. de; REYES, Paulo B. Inovação orientada pelo Design: a construção de uma organização voltada para a Inovação. In: Congresso Internacionai de Pesquisa em Design, 4., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2007. p. 1-8.

BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Trad. Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

CAMPOS, Ivan M.; VALADARES, Eduardo de C. Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Econômico. Disponível em: http://www.schwartzman. org.br/simon/blog/inovacaomg.pdf Acesso em: 06 ago. 2013.

CARON, A. Estratégias organizacionais para o desenvolvimento local sustentável. São Paulo: Atlas, 2009.

CHOU, Wey H.; WONG, Ju-Joan. Interdisciplinary Design Research: Developing an Integrative Approach for Design. International Journal of Art and Design Education, n. 34, v. 2, p. 206-223, 2015.

CRUZ, Carlos H. de B. Ciência, Tecnologia e Inovação: desafios para o período 2011 a 2015. Publicado em: jun. 2010.

FLEISCHMANN, Katja; DANIEL, Ryan J. Increasing authenticity through multidisciplinary collaboration in real-life scenarios in digital media design education. Co-design, v. 6, n. 2, p. 61-74, 2010.

FONTOURA, Antonio M. A interdisciplinaridade e o ensino de Design. In: Projética - Revista Científica de Design, Universidade Estadual de Londrina, v.2, n.2, dez. 2011.

FRANZATO, Carlo. O Design estratégico no dialogo entre cultura de projeto e cultura de empresa. In: Strategic Design Research Journal, v. 3, n. 3, p. 89-96, 2010.

KLEWITZ, Johana; HANSEN, Erik G. Sustainability-oriented innovation of SMEs: a systematic review. Journal of Cleaner Production, n. 65, p. 57-75, 2014.

LÖBACH, Bernd. Design Industrial: Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis. São Paulo: Edusp, 2005.

MOZOTA, Brigitte Borja de; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Felipe C. Xavier da. Gestão de Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

SELF, James A.; BAEK, Joon S. Interdisciplinarity in design education: understanding the undergraduate student experience. International Journal of Technology and Design Education, 2016.

SPANBROEK, Nancy. Strategic Teaching: Student Learning through Working the Process. International Journal of Art and Design Education, n. 29, v. 2, p. 111-120, 2010.

VERGANTI, Roberto. Inovação pelo Design. Harvard Business Review, p.66-73. Ago. 2007.

VERGANTI, Roberto. Design-Driven Innovation: Changing the Rules of Competition by Radically Innovating What Things Mean. Boston: Harvard Business Press, 2009.

WEST, Harry; COUTINHO, André. Business Design. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2013.

WESTIN, Denise G. Design no Brasil – Relatório 2011 do setor de Design. Brasília: SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 2011.

WRIGHT, James T. C. Casos Brasileiros de Transformação Estratégica. São Paulo: Blucher, 2009.

Publicado

2017-05-02

Cómo citar

Costa, H., Gouveia, A. L. de S. B. D., & Silva, A. N. G. da. (2017). Inovação de significado: o papel do design e da educação. Projetica, 7(2), 71–86. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n2p71

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.