Religião e metáfora social: a semana santa como memória e encenação da hierarquia em Mariana- MG

Autores

  • Paulo Gracino Júnior Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2009v14n2p285

Palavras-chave:

Cidade, Fenômeno religioso, Hierarquia social

Resumo

Neste trabalho, recupero a perspectiva de análise durkheimiana, que vê o fenômeno religioso tanto como uma projeção das relações sociais quanto uma fonte normativa para a sociedade. Mais especificamente, pretendo descrever, através da etnografia da Sexta-Feira Santa, a forma como a hierarquia e as disputas por poder vividas pela cidade mineira de Mariana são projetadas em sua vida religiosa. Para esse intento, baseei-me em um leque amplo de pesquisa, que contou com trabalho de campo, documental e entrevistas, através dos quais observei de que forma, a partir de um intenso processo de urbanização ocorrido dentre as décadas de 1970-1980, a cidade viu seu cenário marcado por uma contundente polarização sócio-espacial, envolvendo a população já estabelecida e o contingente recém-chegado. Em meu entendimento, essa polarização incidiu de forma crucial na vida religiosa da cidade, sendo a religião não só uma projeção desse contexto, mas lugar privilegiado onde se encenam e re-atualizam as disputas de poder e dilemas dessa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Gracino Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professor da Universidade Candido Mendes - UCAM.

Referências

AGIER, Michel. Distúrbios identitários em tempos de globalização. Mana, Rio de Janeiro, v.7, n. 2, p.7-33, 2001.

ALEXANDER, Jefrey. O novo movimento teórico. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 5-28, jun. 1987.

ALMEIDA, Carla Maria C. Minas Gerais de 1750 a 1850: bases da economia e tentativa de periodização. Revista de História, Mariana, n. 5, p. 88-111, 1995.

AZZI, Riolando. Catolicismo popular no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1978.

BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

BAUMAN, Z. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

BAUMAN, Z. Comunidade - A busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

BELLAH, Robert. The Broken Covenant: American civil religion in time of trial. Chicago: The University of Chicago Press, 1984.

BERGER. Peter. O Dossel Sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulinas, 1985.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Efeitos de lugar. In: BOURDIEU, Pierre (org.). Miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1998, p.159-166.

BOVO, Luís Sartorelli. Mariana: berço de varões ilustres. Coleção Evocando fatos e homens, São Paulo, v. 2, (SE), 1976.

BURTON, Richard Francis. Viagem do Rio de Janeiro a Morro Velho. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, (Reconquista do Brasil, 36), 1975.

BRUCE, Steve. The supply-side model of religion: the Nordic and Baltic States. Journal for the scientific study of religion, Provo, v. 39, p. 32-46, 2000.

BRUCE, Steve. Les limites du “marché religieux”. Social Compass, Louvain-La-Neuve, v. 53, n. 1, p. 33-58, 2006.

CAMÊLLO, Roque J. O. (org). 16 de Julho: o dia de Minas. Discursos,
pronunciamentos, ensaios, crônicas e poemas sobre a data constitucional mineira. Belo Horizonte: Editora Lemi, 1991.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas poderes oblíquos: estratégias para se entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1998.

CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed UFRJ, 2001.

CANCLINI, Nestor Garcia. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2003.

CIPRIANI, Roberto. De la religion diffuse à la religion des valeurs. Social Compass, Louvain-La-Neuve, v. 40, n. 1, p. 91-100, 1993.

DURKHEIM, Emile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes. 2003.

DAMATTA, Roberto. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1985.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

FISCHER, Mônica. Mariana: os dilemas da preservação histórica num contexto social adverso. 1993. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1993.

FONSECA, Cláudia Damasceno. Mariana: gênese e transformação de uma paisagem cultural. 1995. Dissertação (Mestrado em Geografia Urbana) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1995.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Relatório para a preservação dos centros históricos de Ouro Preto e Mariana, 1978.

GIDDENS, Antony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

GRACINO JÚNIOR, Paulo. Visões da cidade: memória, poder e preservação em Mariana. Revista Vivência, Natal, v. 28, p. 179-199, 2005.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

HALBWACHS, Maurice. Les cadres sociaux de la mémoire. Paris: Albin Michel, 1994.

HALL, Stuart. Quem Precisa da Identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença. Perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: PD &A Editora, 2001.

HANNERZ, Ulf. Fluxos, fronteiras e híbridos: palavras-chave para a Antropologia transnacional. Mana, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 07-39, 1997.

HERVIEU-LÉGER, Danièle. La religion pour mémoire. Paris: Cerf, 1993.

HERVIEU-LÉGER, Danièle. Representam os surtos emocionais contemporâneos o fim da secularização ou o religião? Religião & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 31-48, 1997.

HERVIEU-LÉGER, Danièle. O peregrino e o convertido : a religião em movimento. Lisboa: Gradiva, 2005a.

HERVIEU-LÉGER, Danièle. Catolicismo: a configuração da memória. Rever, São Paulo, n. 2, 2005b.

HERVIEU-LÉGER, Danièle; WILLAIME, Jean-Paul. Sociologies et religion: approches classiques. Paris: PUF, 2001.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo de 1970.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo de 1980.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo de 1990.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo de 2000.

JEUDY, Henri-Pierre. Memórias do social. São Paulo: Forense, 1995.

LEFEBVRE, Henry. O direito à cidade. São Paulo: Editora Moraes, 1991.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Lisboa: Gradiva, 1989.

LUKES, STEVE. Émile Durkheim. Madrid: Editora C.I.S, 1984.

MARTELLI, Stefano. A religião na sociedade pós-moderna: entre a secularização e a dessecularização. São Paulo: Paulinas, 1995.

MAUSS, Marcel. Ensaios sobre a dádiva. Forma e Razão das trocas nas sociedades arcaicas. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU, 1974.

NÚCLEO DE ESTUDOS APLICADOS E SÓCIO-POLÍTICOS COMPARADOS (NEASPOC-UFOP). Assessoria Popular de Mariana, 2000.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. História e Cultura. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, 1993.

ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos A. (org.), Globalização e religião. Petrópolis: Vozes, 1997.

PACE, Enzo. Salvation Goods, the Gift Economy and Charismatic Concern. Social Compass, Louvain-La-Neuve, v. 53, n. 1, p. 49-64, 2006. Disponível em: http://scp.sagepub.com/cgi/content/abstract/53/1/49 Acesso em: 4 jun. 2008.

PARSONS, Talcott. O sistema das sociedades modernas. São Paulo: Pioneira, 1974.

PEIXOTO, Paulo. “Porto Feliz”: patrimônio em segurança. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, v. 11, n. 23, p. 145-161, 2005.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, CPDOC n. 3, p. 3-13, 1989.

SAHLINS, Marshall. O pessimismo sentimental e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um objeto em extinção (Parte I). Mana, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 41-73, 1997.

VILAÇA, Helena. Imigração, etnicidade e religião: o papel das comunidades religiosas na integração dos imigrantes da Europa do Leste. Lisboa: ACIDI, 2008.

Downloads

Publicado

2009-11-22

Como Citar

GRACINO JÚNIOR, Paulo. Religião e metáfora social: a semana santa como memória e encenação da hierarquia em Mariana- MG. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 14, n. 2, p. 285–312, 2009. DOI: 10.5433/2176-6665.2009v14n2p285. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/4531. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.