v. 25 n. 2 (2020)

Publicado: 2020-07-02

Editorial

Artigos

  • Letramento informacional para reuso de dados nas ciências sociais: requisitos e competências

    Janete Saldanha Bach Estevão, Faimara do Rocio Strauhs
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p1
  • Ciência responsável dos dados: imparcialidade, precisão, confidencialidade, e transparência dos dados

    Morgana Carneiro Andrade, Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez, Decio Wey Berti Junior, Ana Alice Baptista, Caio Saraiva Coneglian
    26-48
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p26
  • Arquitetura da informação: revisão integrativa em bases de dados de ciência da informação

    Carin Cunha Rocha, Virgínia Bentes Pinto, Priscila Barros David
    49-73
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p49
  • Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

    Tânia Barbosa Salles Gava, Daniel Flores
    74-99
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p74
  • Virtualização da Memória na Ciência da Informação Brasileira

    Luciana Milani, Luis Fernando Herbert Massoni, Valdir Jose Morigi
    100-123
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p100
  • Grupos de pesquisa em Ciência da Informação da região nordeste do Brasil: análise da produção, temáticas e disseminação da comunicação científica

    Andreza Pereira Batista, Gabriela Belmont de Farias
    124-149
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p124
  • Informacionista de Pesquisa: oportunidades para bibliotecários na era do big data

    Dayanne da Silva Prudencio, Jorge Calmon de Almeida Biolchini
    150-177
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p150
  • Articulação entre a competência em informação, a gestão de pessoas e a aprendizagem organizacional significativa: uma reflexão sobre novas condutas aplicáveis às bibliotecas públicas

    Rafaela Carolina da Silva, Miriam Fernandes Jesus, Vania Cristina Pastri Gutierrez, Regina Célia Baptista Belluzzo, Daniela Pereira Reis
    178-208
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p178
  • Competência em informação e necessidade de pertencimento dos pais de surdos

    Ana Paula Pereira, Adriana Rosecler Alcará
    209-234
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p209
  • Deficientes visuais e profissionais da informação: pesquisa informacional, procedimentos estratégicos e proposta ao portal LTI

    Ana Sara Pereira de Melo Sobral, Isa Maria Freire
    235-257
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p235
  • Usuários surdos e acessibilidade em bibliotecas: uma revisão da literatura científica brasileira

    Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos
    258-276
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p258
  • Desafios para as pessoas com deficiência visual no acesso à informação digital

    Karolina Vieira da Silva Bastos, Ivette Kafure Muñoz, Patrícia Neves Raposo
    277-301
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p277
  • Epistemologia em Ciência da Informação: cenário internacional a partir da Web of Science

    Augiza Karla Boso Anselmo, Rosângela Schwarz Rodrigues, Cezar Karpinski
    302-327
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p302
  • Considerações epistemológicas sobre a incorporação do pragmatismo clássico nos estudos da informação

    Sônia Cristina Bocardi Moraes, Carlos Cândido Almeida
    328-343
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p328
  • A compreensão da ilustração na literatura infantil a partir do pensamento de Roland Barthes

    Hélio Márcio Pajeú, Rayanne Ferreira Alves Barbosa de Lima
    344-374
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p344
  • Relações entre Mediação e Organização da Informação: estudo aplicado no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará

    Ana Rafaela Sales de Araújo, Jonathas Luiz Carvalho Silva
    375-402
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p375
  • Serviços inovadores em biblioteca universitária

    Tatiana Rossi, Ana Clara Cândido, Ana Verónica Pazmino, William Barbosa Vianna
    403-429
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p403
  • Políticas públicas, bibliotecas escolares e o bibliotecário no contexto da indústria 4.0

    Fabiana Sala, Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar, Cláudio Marcondes de Castro Filho
    430-455
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p430
  • Sustentabilidade informacional: análise da qualidade informacional do relatório anual da Eletrobras (2018

    Genilson Geraldo, Marli Dias de Souza Pinto, Deunézio Cornelian Junior
    456-483
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p456
  • Um olhar dos estudantes do curso de Biblioteconomia acerca do que são dados, informações e conhecimentos

    Cristiano Moreira, Joana Carlos Beira, Marlene Oliveira
    484-508
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p484

Relatos de Experiência

  • Representação/Descrição de acervo fotográfico: um panorama de instituições arquivístas catarinenses

    Vanessa Aline Schveitzer, Eva Cristina Leite da Silva, Marisa Bräscher
    509-534
    DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p509