Epistemologia em Ciência da Informação: cenário internacional a partir da Web of Science
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p302Palavras-chave:
Produção textual científica, Periódicos científicos, EpistemologiaResumo
Introdução: A publicação de artigos científicos é necessária para o avanço da ciência.
Objetivo: O objetivo geral é analisar o cenário internacional da publicação científica sobre Epistemologia em periódicos da área de Ciência da Informação indexados pela Web of Science (WoS). Os objetivos específicos são a) identificar os títulos de periódicos com maior número de publicação sobre o tema, bem como sua tipificação editorial; b) relatar os tipos de acesso dos periódicos por país; c) apontar as palavras-chave mais utilizadas e d) Identificar os epistemólogos mais utilizados no referencial teórico.
Metodologia: O estudo foi caracterizado como exploratório, descritivo e quantitativo. Como procedimentos técnicos, fez-se uma pesquisa bibliográfica na principal coleção da WoS, utilizando a estratégia de busca: (TI=(epistem*) AND SU=(library and Information Science)). O período estipulado foi de 2003 a 2018 e obteve-se um total de 113 artigos válidos.
Resultados: Os resultados mostram que os periódicos com mais artigos publicados foram Knowledge Organization, com 14 artigos, seguido do Journal of Documentation, com nove artigos. Observa-se que os 113 artigos foram publicados em 41 títulos de periódicos e que pertencem a 26 editoras distintas. As palavras-chave mais utilizadas foram “epistemology” citada 23 vezes, seguido de “information science”, 10 vezes e “methodology”, 04 vezes. Quanto aos epistemólogos mais citados, o destaque foi para Wittgenstein, seguido de Kuhn, Feyerabend e Popper.
Conclusões: Conclui-se que o cenário internacional da publicação científica sobre Epistemologia em periódicos da área de Ciência da Informação, indexados pela Web of Science (WoS) relatam a evolução filosófica e teórica da própria epistemologia aonde, ainda, a grande maioria (73,2%) são títulos por subscrição.
Downloads
Referências
APPEL, A. L.; ALBAGLI, S. Acesso aberto em questão: novas agendas e desafios. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 29, n. 4, p. 187-208, out./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/50113/29300. Acesso em: 08 jan. 2020.
ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/10036. Acesso em: 26 nov. 2019.
ASPESI, C.; ALLEN, N.; CROW, R.; DAUGHERTY, S.; JOSEPH, H.; MCARTHUR, J.; SHOCKEY, N. SPARC landscape analysis: the changing academic publishing industry: implications for academic institutions. Washington: SPARC, 2019. Disponível em: https://digitalcommons.unl.edu/scholcom/99/. Acesso em: 05 jun. 2020.
CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
COLEMAN, A. Self-archiving and the Copyright Transfer Agreements of ISIranked library and information science journals. Journal of the American Society for Information Science and Technology. v. 58, n. 2, p. 286–296, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1002/asi.20494. Acesso em: 05 ago. 2018.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2010.
DUTRA, L. H. A. Introdução à Epistemologia. São Paulo: Editora. UNESP, 2010. p. 190.
FICO, C.; WASSERMAN, C.; MAGALHÃES, M. S. Expansão e avaliação da área de história: 2010-2016. História da Historiografia, v. 11, n. 28, set/dez., 2018, p. 267-302. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329591033_HISTORIA_DA_HISTORIOGRAFIA_267. Acesso em: 05 ago. 2019.
FRANCELIN, M. M. Epistemologia da ciência da informação: evolução da pesquisa e suas bases referenciais. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 23, n. 3, p. 89-103, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/93365. Acesso em: 01 ago. 2019.
GUIMARÃES, J. A. C. Abordagens teóricas de tratamento temático da informação: catalogação de assunto, indexação e análise documental. Ibersid, 2009. p. 105-117. Disponível em: https://www.ibersid.eu/ojs/index.php/ibersid/article/view/3730. Acesso em: 23 maio de 2019.
JAPIASSU, H. F. Introdução ao Pensamento Epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2. ed., 1977. 202 p.
LÓPEZ-COZAR, E. D. Evaluar revistas científicas: un afán com mucho presente y passado e incerto futuro. In: ABADAL, E. Revistas científicas: situación actual y retos de futuro. Barcelona: Editora da Universidade de Barcelona, 2017.
MARCOVICH, A.; SHINN, T. Robert K. Merton, fundador da sociologia da ciência: comentários, insights, críticas. In: MERTON, R. K. Ensaios de sociologia da ciência. São Paulo: Associação Filosófica Scientiae Studia; Ed. 34, 2013. p. 253-273.
MCGUIGAN, G. S.; RUSSEL, R. D. The business of academic publishing: a strategic analysis of the academic journal publishing industry and its impact on the future of scholarly publishing. Electronic Journal of Academic and Special Librarianship, v. 9, n. 3, 2008. Disponível em: http://southernlibrarianship.icaap.org/content/v09n03/mcguigan_g01.html. Acesso em: 05 ago. 2019.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MERTON, R. K. Ensaios de sociologia da ciência. São Paulo: Associação Filosófica Scientiae Studia; Ed. 34, 2013.
MERTON, R. K. The Sociology of Science: theoretical and empirical investigations. Chicago: University of Chicago Press, 1973.
MUELLER, S. P. M. O crescimento da ciência, o comportamento científico e a comunicação científica: algumas reflexões. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, v. 24, n. 1, p. 63-84, 1995. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/article/view/0000002743. Acesso em: 18 abr. 2019.
PINTO-SANTOS, A. R.; VILLANUEVA-VALADEZ, C.; CORTÉS-PEÑA, O. Percepciones del docente universitario sobre la comunicación científica de libre acceso. Revista Española de Documentación Científica, v. 42, n. 2, p. 01 – 15, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3989/redc.2019.2.1588. Acesso em: 12 jun. 2019.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de Pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
STORER, N. The social system of Science. New York: Rinehardt e Winston, 1966.
UNESCO. Unesco Science Report. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. 2015. Disponível em: https://en.unesco.org/usr-contents. Acesso em: 15 ago. 2019.
WAKELING, S.; CREASER, C.; PINFIELD, S.; FRY, J.; SPEZI, V.; WILLETT, P.; PARAMITA, M. Motivations, Understandings, and Experiences of OpenAccess Mega-Journal Authors: Results of a Large-Scale Survey. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 7, n. 7, p. 754–768, 2019. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/asi.24154. Acesso em 12 jun. 2019.
WHITLEY, R. Changes in the social and intellectual organization of the sciences: professionalization and the arithmetic ideal. In: MENDELSOHN, E.; WEINGART, P.; WHITLEY, R. The social production of scientific knowledge. Dordrechet: Reidel, 1977. p.143-170. (Sociology of the sciences: a yearbook, v. 1).
WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
ZIMAN, J. M. A força do Conhecimento. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1981.
ZIMAN, J. M. Conhecimento público. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1979.
ZIMAN, J. M. An introduction to Science studies: the philosophical and social of Science and technology. Cambrigde: University Press, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.