Foucault: poder, vigilância, disciplina e punição uma análise do conceito de panóptico em obra narrativa de ficção
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p297Palavras-chave:
Discurso Científico, Discurso Literário, Vigiar e Punir, Jogos Vorazes, Representação Temática do DocumentoResumo
Introdução: Os textos narrativos de ficção, como por exemplo o livro “Jogos Vorazes” de Suzanne Collins, eventualmente abordam conceitos e tópicos que poderiam ser de utilidade no estudo acadêmico da vigilância, punição, disciplina e poder. Objetivo: Realizar um paralelo entre o conceito de Panóptico concebido por Jeremy Bentham e trabalhado por Foucault em sua obra “Vigiar e Punir” com o livro “Jogos vorazes”, partindo-se da hipótese que Panem, o país tratado na história do livro, parece ter sido inspirada no Panoptismo, ou no dispositivo Panóptico. Metodologia: Trata-se de um artigo de revisão que busca, em um primeiro momento, trazer uma descrição sobre a forma como Foucault utilizou o conceito de Panóptico em “Vigiar e Punir”, para em um segundo momento aprofundar o conceito de Panóptico com relação à obra de ficção “Jogos vorazes” buscando elementos que corroborem a hipótese do artigo. Resultados: Pode-se perceber que as forças de vigilância, poder e disciplina que regem o Panóptico são concomitantes na obra de Foucault e na obra de ficção de Suzanne Collins, escrito em 2010, fazendo-nos perceber que os discursos do texto narrativo de ficção possuem consonância com o discurso científico da obra de Michel Foucault. Conclusões: Já que as obras de ficção podem apresentar elementos comuns aos trabalhos de não ficção. A representação de obras narrativas de ficção é algo que possui potencial importância no estudo de conceitos em áreas acadêmicas. Este aspecto precisa ser considerado e aprofundado na descrição de obras de ficção.
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