Possibilidades e desafios do uso de jogos digitais na educação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n2p1Palavras-chave:
Gamificação, Tecnologias digitais, EscolarizaçãoResumo
Objetivo: A presente pesquisa foi norteada considerando o objetivo de analisar as possibilidades do uso de jogos educacionais digitais e jogos digitais de entretenimento como ferramenta colaborativa para o processo de ensino e aprendizagem em espaços escolares e não escolares.
Metodologia: O trabalho foi realizado por meio de revisão bibliográfica e pesquisa empírica. A revisão bibliográfica envolveu o estudo de teses, dissertações e artigos científicos. Foi aplicado um questionário com o intuito de investigar sobre o uso dos jogos digitais por jovens e adultos. A pesquisa contou com 42 participantes e o questionário foi compartilhado via WhatsApp e por e-mail, seguindo o método de compartilhamento bola de neve, estruturado por Flick (2009). Para organizar as respostas recorreu-se ao método de análise de conteúdo direcionado por Bardin (1977), Silva e Fossá (2015).
Resultados: Como resultado desta pesquisa foi possível verificar que os jogos digitais favorecem a construção de aprendizagens para os jogadores. Através da análise de dados identificou-se que esta aprendizagem pode ser verificada em áreas como matemática, história, filosofia, geografia, física e inglês, apontando que o uso de jogos digitais pode facilitar a explicitação de conceitos nas aulas, favorecendo os processos de aprendizagem dos conteúdos.
Conclusões: Durante a realização desta pesquisa, com base nos resultados, entendeu-se que os jogos digitais educacionais e alguns jogos digitais de entretenimento, de forma estruturada, podem contracenar com as práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem no âmbito da educação.
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