Políticas públicas, bibliotecas escolares e o bibliotecário no contexto da indústria 4.0

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p430

Palavras-chave:

Indústria 4.0, Políticas públicas, Bibliotecas escolares, Bibliotecário 4.0

Resumo

Introdução: A Indústria 4.0 ou 4ª Revolução Industrial vem sendo debatida na academia em áreas como a Engenharia e Administração. Essa nova revolução envolve a conexão dos objetos e sistemas ciber-físicos, criando as máquinas inteligentes. Essas tecnologias influenciam nos meios de produção e na vida das pessoas. Por isso, as bibliotecas são organizações que também precisam se adaptar à essas mudanças. Esse estudo é necessário para a Ciência da Informação porque demonstra a relevância da Indústria 4.0 para a área das bibliotecas e exige novo perfil do bibliotecário escolar 4.0.
Objetivo: O objetivo do artigo envolve refletir a respeito do contexto da Indústria 4.0, políticas públicas brasileiras sobre Indústria 4.0 e seus impactos no papel e atuação do bibliotecário escolar 4.0.
Metodologia:
A metodologia é composta por uma revisão bibliográfica sobre Indústria 4.0, bibliotecas escolares, bibliotecário 4.0 e por uma pesquisa documental sobre as políticas públicas nesse contexto.
Resultados: Os resultados demonstram que poucos artigos tratam da Indústria 4.0 na Ciência da Informação, por isso é oportunidade de pesquisa para a área. Além disso, os resultados apontam que o bibliotecário escolar 4.0 precisará modificar sua atuação para acompanhar essas mudanças.
Conclusões: Como conclusões tem-se que as políticas públicas de Indústria 4.0 e a mudança das organizações exigem novos aprendizados do bibliotecário escolar 4.0, a fim de que a biblioteca escolar apoie os estudantes para que possam melhor se integrarem nesse contexto.

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Biografia do Autor

Fabiana Sala, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Ph.D. em Ciências da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Cláudio Marcondes de Castro Filho, Universidade de São Paulo - USP

Pós-doutorado em Biblioteca Escolar na Universidade Aberta de Lisboa

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Sala, F., Ottonicar, S. L. C., & Castro Filho, C. M. de. (2020). Políticas públicas, bibliotecas escolares e o bibliotecário no contexto da indústria 4.0. Informação & Informação, 25(2), 430–455. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p430

Edição

Seção

Artigos