A compreensão da ilustração na literatura infantil a partir do pensamento de Roland Barthes

Autores

  • Hélio Márcio Pajeú Universidade Federal de Pernambuco - UFPE https://orcid.org/0000-0002-0657-1088
  • Rayanne Ferreira Alves Barbosa de Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p344

Palavras-chave:

Ilustração, Texto, Imagem, Roland Barthes, Ancoragem, Relais

Resumo

Introdução: A literatura infantil tem suas origens nos mitos orais, fábulas e contos de fadas, e a ilustração os acompanha desde o nascimento como um gênero literário. É necessário que o bibliotecário não restrinja sua ação apenas à disponibilização das obras infantis com imagens e textos a serem lidos pelas crianças, mas que também compreenda o processo de constituição e das relações ente imagem e texto no universo de narrativas do ilustrador e do autor, a fim de desenvolver melhores práticas de mediação entre a obra e o leitor.
Objetivo: Assim, neste artigo, pretendemos discutir a importância da ilustração e o papel do ilustrador na literatura infantil, como forma de enfatizar a arquitetura de um diálogo entre as linguagens utilizadas no conjunto de narrativas que integram autor, ilustrador, trabalho e leitor.
Metodologia: Realizou-se um levantamento de dados por meio de pesquisa bibliográfica exploratória e documental, analisados com base nos conceitos de relais e ancoragem, de Roland Barthes. Foram selecionadas obras de dois ilustradores residentes na Região Metropolitana do Recife, além de entrevistas com os mesmos.
Resultados: Foram identificados os enunciados dados pelos ilustradores em suas obras, e foi observado como se dão os processos de interação e a constituição de sentidos conotativos e denotativos entre a imagem e o texto em obras de literatura infantil.
Conclusões: A relação do texto e imagem se dá em pelo menos de três formas: o tipo de imagem que é empregada nos livros; o projeto gráfico que é utilizado para a confecção da parte física do livro; e o tipo de figura linguística, dentro da imagem, que será empregada em consonância ou não com a parte textual. Vai depender muito do estilo do ilustrador, do seu projeto enunciativo em relação ao texto do autor e da sua liberdade de criação dentro da obra.

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Biografia do Autor

Hélio Márcio Pajeú, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Rayanne Ferreira Alves Barbosa de Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Pajeú, H. M., & Lima, R. F. A. B. de. (2020). A compreensão da ilustração na literatura infantil a partir do pensamento de Roland Barthes. Informação & Informação, 25(2), 344–374. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p344

Edição

Seção

Artigos