Articulação entre a competência em informação, a gestão de pessoas e a aprendizagem organizacional significativa: uma reflexão sobre novas condutas aplicáveis às bibliotecas públicas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p178Palavras-chave:
Competência em informação, Gestão de pessoas, Aprendizagem organizacional, Bibliotecas públicasResumo
Introdução: os bibliotecários, enquanto gestores da informação devem desenvolver a competência em informação ao entenderem que cada indivíduo é capaz de criar, adquirir e compartilhar conhecimento, o que infere nos valores econômicos e sociais da organização onde se inserem, à medida que essa se apropria de profissionais mais competentes no gerenciamento e execução de seus processos e atividades. Logo, entende-se que a competência em informação é parte integrante dos modelos de gestão de pessoas e da aprendizagem organizacional.Objetivo: compreender a relação da competência em informação, da gestão de pessoas e da aprendizagem organizacional no auxílio à atuação profissional em bibliotecas públicas.
Metodologia: trata-se de uma pesquisa bibliográfica e explicativa, que se utilizou de uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva.
Resultados: a gestão de pessoas para a aprendizagem significativa em bibliotecas públicas deve ir ao encontro do desenvolvimento de processos que promovam diferentes capacidades, que inclui: capacidade de reconhecer as necessidades de informação, de armazenar e recuperar a informação, de aplicar a informação para criar e comunicar conhecimento, de fazer uso eficaz e ético da informação e de localizar e avaliar a qualidade da informação.
Conclusões: ao trabalhar com as capacidades interdisciplinares das três áreas destacadas por este estudo, os bibliotecários atuantes em bibliotecas públicas serão capazes de democratizar o acesso à informação, capacitando os usuários para o seu uso crítico, além de lhes proporcionar condições do exercício da cidadania.
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