Articulação entre a competência em informação, a gestão de pessoas e a aprendizagem organizacional significativa: uma reflexão sobre novas condutas aplicáveis às bibliotecas públicas

Autores

  • Rafaela Carolina da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP http://orcid.org/0000-0001-9684-0327
  • Miriam Fernandes Jesus Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Vania Cristina Pastri Gutierrez Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Regina Célia Baptista Belluzzo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Daniela Pereira Reis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p178

Palavras-chave:

Competência em informação, Gestão de pessoas, Aprendizagem organizacional, Bibliotecas públicas

Resumo

Introdução: os bibliotecários, enquanto gestores da informação devem desenvolver a competência em informação ao entenderem que cada indivíduo é capaz de criar, adquirir e compartilhar conhecimento, o que infere nos valores econômicos e sociais da organização onde se inserem, à medida que essa se apropria de profissionais mais competentes no gerenciamento e execução de seus processos e atividades. Logo, entende-se que a competência em informação é parte integrante dos modelos de gestão de pessoas e da aprendizagem organizacional. 
Objetivo: compreender a relação da competência em informação, da gestão de pessoas e da aprendizagem organizacional no auxílio à atuação profissional em bibliotecas públicas. 
Metodologia: trata-se de uma pesquisa bibliográfica e explicativa, que se utilizou de uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva.
Resultados: a gestão de pessoas para a aprendizagem significativa em bibliotecas públicas deve ir ao encontro do desenvolvimento de processos que promovam diferentes capacidades, que inclui: capacidade de reconhecer as necessidades de informação, de armazenar e recuperar a informação, de aplicar a informação para criar e comunicar conhecimento, de fazer uso eficaz e ético da informação e de localizar e avaliar a qualidade da informação. 
Conclusões: ao trabalhar com as capacidades interdisciplinares das três áreas destacadas por este estudo, os bibliotecários atuantes em bibliotecas públicas serão capazes de democratizar o acesso à informação, capacitando os usuários para o seu uso crítico, além de lhes proporcionar condições do exercício da cidadania.

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Biografia do Autor

Rafaela Carolina da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Miriam Fernandes Jesus, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Vania Cristina Pastri Gutierrez, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Regina Célia Baptista Belluzzo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP

Daniela Pereira Reis, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Silva, R. C. da, Jesus, M. F., Gutierrez, V. C. P., Belluzzo, R. C. B., & Reis, D. P. (2020). Articulação entre a competência em informação, a gestão de pessoas e a aprendizagem organizacional significativa: uma reflexão sobre novas condutas aplicáveis às bibliotecas públicas. Informação & Informação, 25(2), 178–208. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p178

Edição

Seção

Artigos