Competência em informação e necessidade de pertencimento dos pais de surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p209

Palavras-chave:

Competência em Informação, Necessidade de pertencimento, Surdez

Resumo

Introdução: Esta pesquisa aborda a contribuição da competência em informação para a necessidade de pertencimento dos pais de surdos. A necessidade de pertencimento envolve o sentimento de integração, conexão e aceitação do indivíduo pelo grupo. No caso da surdez, este vínculo se estabelece na relação entre os pais e a comunidade surda ou com outros pais, seja na igreja, na escola, na associação de pais, em eventos ou encontros para surdos. Destaca que a necessidade de pertencimento pode aproximar e instigar os pais a buscar, usar e compartilhar informação entre si, de modo que fortaleçam essas relações e desenvolvam as habilidades para competência em informação.
Objetivo: Analisar a competência em informação dos pais de surdos e sua contribuição para a necessidade de pertencimento.
Metodologia: Estudo exploratório e descritivo, de natureza qualiquantitativa a partir de uma pesquisa de campo. O locus foi constituído por duas instituições especializadas na área da surdez da região norte do Paraná. A população alvo foi composta por 34 pais de surdos, cujos filhos estudam nestas instituições e os dados foram coletados por meio de um questionário.
Resultados: Dentre os resultados, identificou-se que a maioria dos pais se sente pertencido à comunidade surda, e este sentimento tende a favorecer o vínculo, o compartilhamento da informação e a participação na vida dos filhos surdos.
Conclusões: Conclui-se que a necessidade de pertencimento dos pais de surdos contribui para a competência em informação ao ampliar habilidades e laços afetivos.

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Biografia do Autor

Ana Paula Pereira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco - USF

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Pereira, A. P., & Alcará, A. R. (2020). Competência em informação e necessidade de pertencimento dos pais de surdos. Informação & Informação, 25(2), 209–234. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p209

Edição

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Artigos