As bibliotecas do IFRJ no contexto da pandemia

uma contribuição de diretrizes para suas redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2023v12n3p40

Palavras-chave:

Bibliotecas multiníveis, Redes sociais, Diretrizes, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Objetivo: A finalidade deste estudo é desenvolver e propor diretrizes que auxiliem e orientem os bibliotecários do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) na publicação de conteúdos nas redes sociais, com o intuito de disseminar informações relevantes e direcionadas aos públicos-alvo, especialmente em meio à pandemia.
Metodologia: O procedimento utilizado neste estudo é definido como exploratório, respaldado em uma abordagem quanti-qualitativa. Foram levantados e analisados dados sobre o conteúdo das postagens referentes aos diferentes segmentos de ensino das bibliotecas do IFRJ nas redes sociais.
Resultados: Os desfechos da análise demonstram que as postagens nas redes sociais promovem a interatividade entre os segmentos discentes e toda a comunidade acadêmica do IFRJ, especialmente durante o período de isolamento físico imposto pela pandemia. No entanto, também foi identificada uma falta de uniformidade e planejamento nas postagens, com diversidades de conteúdo que não seguem uma linha estratégica clara.
Conclusões: Diante dos resultados obtidos, conclui-se que as bibliotecas do IFRJ possuem uma ferramenta importante de comunicação com sua comunidade por meio das redes sociais. No entanto, é essencial desenvolver e formalizar diretrizes que orientem os bibliotecários na publicação de conteúdos mais estratégicos e direcionados aos diferentes públicos-alvo. Isso contribuirá para uma comunicação mais eficaz e para uma melhor gestão do conhecimento dentro da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassia Rosania Nogueira dos Santos, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutoranda em Gestão e Organização do Documentono no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bibliotecária e Coordenadora da biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Duque de Caxias, Brasil.

Cintia Luciano de Paiva, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Mestra em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bibliotecária - documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Paracambi, Brasil.

Sergio Pinheiro Rodrigues, Agencia Nacional de Saúde Suplementar - ANS

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bibliotecário da Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Rio de Janeiro, Brasil.

Elisângela Cristina Aganette, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil.

Referências

ARAÚJO, Walquiria Silva; PINHO NETO, Júlio Afonso Sá; FREIRE, Gustavo Henrique Araújo. O uso das mídias sociais pelas bibliotecas universitárias com foco no marketing de relacionamento. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 21, n. 47, p. 2- 15, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/147/14746959002.pdf. Acesso em: 9 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n47p2

BRASIL. Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cursos-da-ept/cursos-da-educacao-profissional-tecnica-de-nivel-medio. Acesso em: 25 jun. 2020.

BRASIL. Projeto de Lei nº 3.775 em julho de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.camara.gov.br/. Acesso em: 08 mar. 2021.

BRASIL. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis referente ao ciclo (2005-2009). Nilópolis: Rio de Janeiro, 2008.

BRASIL, MEC. Congresso Nacional. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: www.mec.gov.br. Acesso em: 10 mar. 2021.

BUENO, Silvana Beatriz. Acesso e uso da informação no ambiente educacional: as fontes de informação. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, São José, v. 11, n. 1, p. 53-62, nov. 2006. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/464/584. Acesso em: 13 jun. 2020.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2021.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, Marília, v. 10, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5929. Acesso em: 20 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n2.03.p14

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT). A COVID-19 e o Setor de Bibliotecas em Termos Mundiais. CICIB, 2020. Disponível em: https://cicib.ibict.br/index.php/noticias/121-a-covid-19-e-o-setor-de-bibliotecas-em-termos-mundiais. Acesso em: 20 dez. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (IFRJ). Estatuto. 2009. Disponível em: https://sigrh.ifrj.edu.br/sigrh/public/documentos/ifrj/Estatuto.pdf. Acesso em: 9 abr. 2020.

MACEDO, Neusa Dias de. Princípios e reflexões sobre o serviço de referência e informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 23, n. 1-4, p. 9-37, 1990. Disponível https://rbbd.febab.org. Acesso em: 17 maio 2020.

MOUTINHO, Sonia. Oliveira Matos. Práticas de leitura @ na cultura digital de alunos de ensino técnico integrado do IFPI – Campus Teresina do Sul. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3075. Acesso em: 7 abr. 2020.

OLIVEIRA, Cláudio de. TIC’s na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 75-95, 2015. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019. Acesso em: 22 ago. 2020.

PRADO, Jorge Moisés Kroll do; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini. Bibliotecas universitárias e presença digital: estabelecimento de diretrizes para o uso de mídias sociais. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 165-181, 2016. DOI 10.1590/1981-5344/2733. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2733. Acesso em: 14 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2733

RODRIGUES, Tatiana Zacheo. As mídias sociais como ferramenta de compartilhamento de conhecimento. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://pergamum.ufsc.br/pergamum/biblioteca/index.php. Acesso em: 03 mar. 2021.

SAMPAIO, Gabriel Gonçalves. A Relação entre as mídias sociais e a gestão do conhecimento nas organizações. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/212621/001116682.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 25 mar. 2021.

SO, Denise Rodrigues. A segmentação de clientes em bibliotecas [em linha]. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-16122007-155923/publico/dissertacao.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

ZATTAR, Marianna. Competência em Mídia e em Informação no ensino em Biblioteconomia: um breve relato de experiência. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 13, p.272-279, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/664/582. Acesso em: 27 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2024-07-21

Como Citar

SANTOS, Cassia Rosania Nogueira dos; PAIVA, Cintia Luciano de; RODRIGUES, Sergio Pinheiro; AGANETTE, Elisângela Cristina. As bibliotecas do IFRJ no contexto da pandemia: uma contribuição de diretrizes para suas redes sociais. Informação@Profissões, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 40–60, 2024. DOI: 10.5433/2317-4390.2023v12n3p40. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/49091. Acesso em: 21 nov. 2024.