Diagnóstico das atividades realizadas pelos bibliotecários e auxiliares de biblioteca envolvidos no programa de competência em informação na rede de bibliotecas escolares de Vila Velha, Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2022v11n2p1

Palavras-chave:

Fontes de informação, Bibliotecário escolar, Programa de competência em informação, Biblioteca escolar, Rede de bibliotecas escolares

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo geral diagnosticar as ações dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca da Rede de Bibliotecas Escolares da Prefeitura Municipal de Vila Velha, ES. Como objetivos específicos visou-se: a) caracterizar os participantes da pesquisa; b) verificar se produzem tutoriais e/ou guias para as bibliotecas escolares; c) identificar se elaboram conteúdos acerca das fontes de informação; d) averiguar as práticas pedagógicas dos bibliotecários na Rede.
Metodologia:
 Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quanti-qualitativa. Realizou-se um encontro formativo com 71 participantes, contando com a participação de bibliotecários e auxiliares de biblioteca. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, que foi respondido por 39 destes participantes. Os dados foram analisados de forma quanti-qualitativa e categorizados.
Resultados:  Os resultados demonstram que a maioria dos participantes não produz tutoriais nas BEs. Por outro lado, em relação à produção de conteúdos sobre fontes de informação, destaca-se que a maioria dos participantes produzia. Verificaram-se diversas ações pedagógicas que eram realizadas nas BEs, como práticas de leitura e contação de história, pesquisa, fontes de informação e uso ético da informação.
Conclusões: Os profissionais que atuam nas bibliotecas escolares de Vila Velha demonstraram estar desempenhando esforços para que possam melhor atender as demandas dos alunos e participarem ativamente no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Callott Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Brasil.

Marta Leandro da Mata, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Departamento de Biblioteconomia e Programa de Pós-Gaduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Brasil.

Referências

ANDRADE, Tiago Fernandes. Formação do bibliotecário escolar: estudo de caso sobre o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 1-19, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106583. Acesso em: 23 fev. 2022 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2013.106583

ANDRADE, Valéria Beatriz; FONSECA, Antonio Luís. Formação continuada do bibliotecário: a importância da capacitação na área da informática para o profissional da informação. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 21, n. 47, p. 124-144, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/viewFile/1518-2924.2016v21n47p124/32345. Acesso em: 03 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n47p124

BARBOSA, Eliana Terra; MATA, Marta Leandro; PEREIRA, Gleice. Ações de competência em informação voltadas para as bibliotecas escolares da rede municipal de ensino de Vila Velha – ES. Páginas A&B: Arquivos e Bibliotecas, Portugal, n. 14, p. 112-132, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/152827. Acesso em: 23 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.21747/21836671/pag14a8

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2010.

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA (CFB). Resolução CFB nº 207/2018, de 7 de novembro de 2018. Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro. Disponível em: http://crb6.org.br/2020/wp-content/uploads/2019/12/Resolu%C3%A7%C3%A3o-207-C%C3%B3digo-de-%C3%89tica-e-Deontologia-do-CFB-1.pdf. Acesso em: 20 maio de 2022.

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA (CFB). Resolução CFB Nº 220/2020, de 13 de maio de 2020. Dispõe sobre os parâmetros a serem adotados para a estruturação e o funcionamento das bibliotecas escolares. Disponível em: http://repositorio.cfb.org.br/handle/123456789/1349. Acesso em: 20 maio 2022.

DIAS, Maria Matilde Kronka; BELLUZZO, Regina Celia Baptista; PINHO, Fábio Assis; PIRES, Daniela. Capacitação do bibliotecário como mediador do aprendizado no uso de fontes de informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 2, n. 2, p. 1-16, 2004. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2070 . Acesso em: 05 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v2i1.2070

FARIAS, Gabriela Belmont de. Competência em informação no ensino de biblioteconomia: por uma aprendizagem significativa e criativa. 2014. 183 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Marília, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/110383/000795008.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 03 mar. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MATA, Marta Leandro da. A competência informacional de graduandos de biblioteconomia da região sudeste: um enfoque nos processos de busca e uso ético da informação. 2009. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Marília, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/93621. Acesso em: 28 fev. 2022.

MATA, Marta Leandro da. A Inserção da Competência Informacional nos currículos dos cursos de Biblioteconomia no Brasil e de Informação e Documentação na Espanha. 2014. 196 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Marília, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/110393. Acesso em: 23 fev. 2022.

MORENO, Edinei Antonio; MENDONÇA, Thais Carrier; ALBERTO, Juliano; FARIAS, Regina May. A formação continuada dos profissionais bibliotecários: análise do conteúdo dos sites das entidades de classe. Revista ACB, Florianópolis, v. 12, n. 1, 2007. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/494/637. Acesso em: 22 set. 2015

NASCIMENTO, Ariane Callott. Ações de competência em informação direcionadas aos bibliotecários escolares de Vila Velha - ES: um enfoque no bibliotecário educador. 2022. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.

PAULO, Rodrigo Barbosa; CASARIN, Helen Castro Silva; MANHIQUE, Ilídio Lobato Ernesto. Competência em informação e biblioteca escolar no ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018. Londrina. Anais […]. Londrina: Ancib, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102702. Acesso em: 22 maio 2022.

SANTOS, Gilson Pedroso dos; BEZERRA, Ronilson dos Santos. Desenvolvimento do Pensamento Computacional através do Uso de Tutoriais Interativos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 2018, Fortaleza. Anais […]. Fortaleza: JAIE, 2018. Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/pie/article/view/7859/6030. Acesso em: 02 jun. 2022

SOARES, Laura Valladares de Oliveira; CAMPELLO, Bernadete Santos. Bibliotecário Educador: a formação como aliada no exercício do papel educativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013. Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: Ancib, 2013. Disponível em: https://docplayer.com.br/84508429-Poster-bibliotecario-educador-a-formacao-como-aliada-no-exercicio-do-papel-educativo-1.html. Acesso em: 03 mar. 2022.

TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler (org.). Fontes de informação digital. Londrina: Eduel, 2016.

TUTORIAL. In: MICHAELIS, Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. [S. l.]: Melhoramentos, 2022. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/tutorial/. Acesso em: 20 maio 2022.

VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Dimensões da Competência Informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 1, 2012. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1328. Acesso em: 19 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652011000100008

Downloads

Publicado

2023-09-20

Como Citar

NASCIMENTO, Ariane Callott; MATA, Marta Leandro da. Diagnóstico das atividades realizadas pelos bibliotecários e auxiliares de biblioteca envolvidos no programa de competência em informação na rede de bibliotecas escolares de Vila Velha, Espírito Santo. Informação@Profissões, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5433/2317-4390.2022v11n2p1. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/48118. Acesso em: 24 nov. 2024.