Livro, leitor e leitura: agentes de transformação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n1p1

Palavras-chave:

Livro, Leitor, Leitura, Biblioteca Escolar, Transformação social

Resumo

Objetivo: Evidenciar o fundamental papel do livro, do leitor e da leitura como agentes de transformação social real protagonizados pela Biblioteca Escolar.
Metodologia: De natureza qualitativa, composta por levantamento bibliográfico de busca teórico-exploratória, sendo que informações estatísticas foram utilizadas para apoiar algumas das reflexões apontadas.
Resultado: A Biblioteca Escolar é ressignificada pelo contexto de condições culturais diversas trazidas pelas crianças e suas “significações” assim como questões de mediação realizada pelo bibliotecário no atendimento às necessidades em tempos de grandes transformações estruturais/digitais.
Conclusão: Apoiar o trinômio Livro, Leitor e Leitura como elementos de desenvolvimento social sustentável contribui de forma inovadora na formação do jovem leitor, garantindo distribuição de renda e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Deliberali Maimone, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade de São Paulo (USP).

Nicole Bonassi de Oliveira, Universidade de São Paulo

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP).

Natália Gabriel da Silva, Universidade de São Paulo

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP).

Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade de São Paulo (USP).

Referências

APENAS 45% das escolas públicas têm biblioteca ou sala de leitura, diz pesquisa. CRB8-SP. [S.l.: s.n.], 2019. Disponível em: https://bit.ly/3k27T4X. Acesso em: 30 out. 2020.

BORBA, Angela Meyer. A brincadeira como experiência de cultura. Educação infantil: cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. Disponível em: https://bit.ly/3qshtCA. Acesso em: 03 dez. 2020.

BRASIL. Conselho Federal de Biblioteconomia 2018. Resolução no 199, de 3 de julho de 2018. [Em linha]. 2010. Dispõe sobre os parâmetros a serem adotados para a estruturação e o funcionamento das Bibliotecas Escolares. Diário Oficial da União, Brasília, n. 134, p. 11, 13 jun. 2018. Seção 1. Disponível em: Disponível em: https://bit.ly/3xb7VyZ. Acesso em: 03 dez. 2020.

BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 103-116, 1998. Disponível em: https://bit.ly/3lHA8Xw. Acesso em: 11 nov. 2020.

CAMPELLO, Bernadete et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. São Paulo: Autêntica, 2017.

CARVALHO, Maria da Conceição. Escola, biblioteca e leitura. In: CAMPELLO, Bernadete; et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. São Paulo: Autêntica, 2017.

CASTRO FILHO, Claudio Marcondes de. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: uma leitura de política pública na clave da biblioteca escolar. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 16, n. 3, p. 355-372, 2018.

CAVALCANTE, Lidia Eugenia; BARRETO, Damaris Queiroz; SOUSA, Laiana Ferreira de. Mediações de leitura: o ato de ler que nos conecta. Fortaleza: Edições Pausa, 2020. Disponível em: http://bit.ly/3enBG8W. Acesso em: 06 mar. 2021.

CORTELLA, Mário Sérgio. A criança em seu mundo. 2008. Café filosófico. Disponível em: https://bit.ly/3cJ3vEo. Acesso em: 27 nov. 2020.

FREITAS, Claudia Rodrigues de, et al. Livro acessível: o encantamento na ponta dos dedos. Diálogo, n. 33, p. 77-92, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2IeucYw. Acesso em: 11 nov. 2020.

FRIEDMANN, Adriana. O universo simbólico da criança: olhares sensíveis para a infância. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. Disponível em: https://territoriodobrincar.com.br/wp-content/uploads/2015/06/Adriana_Friedmann_O_Universo_Simbolico_da_Crianca.pdf. Acesso em: 05 out. 2020.

FURTADO, C. C. Geração alpha e a leitura literária: os aplicativos de literatura - serviços incentivam a prática? Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, p. 418-431, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/134499. Acesso em: 06 mar. 2021.

FUJITA, M., S. L. A Biblioteca digital no contexto da gestão de bibliotecas universitárias: análise de aspectos conceituais e evolutivos para a organização da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2005. Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia – EDUFBA. 2005. Disponível em: http://www.cinform-anteriores.ufba.br/vi_anais/docs/MariangelaFujita.pdf. Acesso em: 07 abr. 2021.

GOMES, Pedro, João. O que é ser criança: Da genética ao comportamento. Análise Psicológica, v. 22, n. 1, pp. 33-42, 2004. Disponível em: https://bit.ly/3mFztqK. Acesso em: 27 nov. 2020.

HIGOUNET, Charles. História concisa da escrita. São Paulo: Parábola, 2003.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 5a edição da Retratos da Leitura no Brasil. [Brasil], 2019. Disponível em: https://bit.ly/361Bx6D. Acesso em: 30 out. 2020.

JACOB, Christian. Ler para escrever: navegações alexandrinas. O poder das bibliotecas. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2000.

MARCHÃO, Amélia. O lugar dos livros no jardim de infância. Aprender, n. 33, p. 25-34, 2013. Disponível em: https://bit.ly/36CKwLP. Acesso em: 27 nov. 2020.

MARCONDES, Danilo. As armadilhas da linguagem: significado e ação para além do discurso. Zahar, 2017.

PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Aprendizagem e subjetividade: uma construção a partir do brincar. Revista do Departamento de Psicologia. UFF, v. 17, n. 2, pp. 61-76, 2005. Disponível em: https://bit.ly/2VAX9ks. Acesso em: 03 dez. 2020.

RAMOS, Érika Rodrigues de Maynart. Os escribas e a cultura mnemônica: status e intermediação de práticas culturais no reino médio egípcio. 2018. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://bit.ly/2JoRyv7. Acesso em: 27 nov. 2020.

REFORMA tributária pode fazer livro ficar mais caro. Senado Notícias, [S.l.], 11 ago. 2020. online. Disponível em: http://bit.ly/37SevzB>. Acesso em: 26 fev. 2021.

SILVA, Cleide Rufino da. A leitura no contexto escolar. Série ideias, v. 5, 1988. Disponível em: https://bit.ly/37tgQA6. Acesso em: 27 nov. 2020.

SILVA, Paulo Cesar Garré. Educação, leitura e transformação sociocultural. VIII Jornada Internacional Políticas Públicas. Universidade Federal do Maranhão, [São Luís], 2017. Disponível em: https://bit.ly/37won1c. Acesso em: 06 out. 2020.

TAVARES, Aureliana Lopes de Lacerda; SILVA, Tiago José; VALÉRIO, Dias. Biblioteca escolar: instrumento para a formação de leitores críticos. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.18, n.1, p. 639-657, jan./jun., 2013

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

MAIMONE, Giovana Deliberali; OLIVEIRA, Nicole Bonassi de; SILVA, Natália Gabriel da; PALETTA, Francisco Carlos. Livro, leitor e leitura: agentes de transformação social. Informação@Profissões, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1–18, 2021. DOI: 10.5433/2317-4390.2021v10n1p1. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/43414. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos