Interferência da autoimagem do bibliotecário escolar na mediação da informação

Autores

  • João Arlindo Santos Neto Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (Unesp), campus de Marília https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
  • Tatiane de Fatima Farina Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n1p26

Palavras-chave:

Autoimagem, Autoimagem do bibliotecário, Bibliotecário escolar, Mediação da Informação, Biblioteca escolar

Resumo

Introdução: Analisa a autoimagem do bibliotecário escolar das escolas particulares e públicas de Londrina. Discute os termos autoimagem, imagem e autoestima no contexto do profissional da informação.
Objetivos: Investiga se a autoimagem dos bibliotecários escolares interfere na mediação da informação e verifica como essa interferência ocorre nos processos e nas práticas informacionais.
Metodologia: Apresenta uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, a partir de uma revisão bibliográfica e, também, exploratória. Utiliza a pesquisa de campo como método e o questionário com questões abertas e fechadas para coleta de dados.
Resultados: Constata que os bibliotecários escolares são influenciados em suas ações pela autoimagem, bem como outros fatores interferem na mediação, como a imagem e a autoestima do profissional.
Conclusões: Conclui que a autoimagem do bibliotecário escolar interfere na mediação da informação. A imagem do bibliotecário, por sua vez, também é construída a partir de seus atos mediativos e a autoestima do bibliotecário contribui para a construção de sua imagem profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Arlindo Santos Neto, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (Unesp), campus de Marília

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina.

Tatiane de Fatima Farina, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Gestão de Biblioteca Escolar e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

 

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: ampliando o conceito de disseminação. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis; Cultura Acadêmica, 2008. p. 41-54.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da Informação: ampliando o conceito de disseminação. In: ENCONTRO DE EDUCADORES E INVESTIGADORES EN BIBLIOTECOLOGIA, ARCHIVOLOGIA, CIENCIAS DE LA INFORMACIÓN Y DE LA DOCUMENTACIÓN DE IBEROAMÉRICA Y EL CARIBE (EDIBCIC), 7., 2006. Marília. Anais... Marília: UNESP, 2006. (CD-ROM).

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesq. bras. Ci. Inf., Brasília, v. 2, n. 1, p. 89 -103, jan./ dez. 2009. Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/17/39. Acesso em: 15 nov. 2015.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo; SILVA, Rovilson José da (Org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015, p. 9-32.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo. Francisco de; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação e da leitura. In: SILVA, Terezinha Elisabeth da (Org). Interdisciplinaridade e Transversalidade em Ciência da Informação. Recife: Néctar, 2008, p. 67-85.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3.ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. São Paulo: Makron Books, 1996.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Pearson, 2007.

FARINA, Tatiane de Fatima. Autoimagem do bibliotecário escolar e a mediação da informação. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2009.

FRAGOSO, Graça Maria. Biblioteca na escola. Rev. ACB, Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 7, n. 1, 2002. p. 124-131. Disponível em: http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/380/460. Acesso em: 28 nov. 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOUVEIA, Valdiney Veloso et al. Auto-imagem e sentimento de constrangimento. PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 36, n. 3, p. 231-241, set./dez. 2005. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view /1393/1093. Acesso em: 18 nov. 2015.

GROGAN, Denis Joseph. A prática do serviço de referência. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1995.

IFLA/ UNESCO. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. Tradução Neusa Dias Macedo. São Paulo: IFLA, 2000. Disponível em: http://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf. Acesso em: 25 nov. 2015.

JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

LANZI, Lucirene Andréa Catini; VODOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio; FERNEDA, Edberto. A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações. São Paulo: Cultura acadêmica, 2013. Disponível em: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/109286. Acesso em: 10 out. 2015.

LIMA, Cátia Cristina de; LIMA, Katianne de. A auto-imagem do bibliotecário Versus a visão social: uma análise da valorização Profissional. 2009, 83 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009. Disponível em: https://bit.ly/3f8bNd5.. Acesso em: 15 dez. 2015.

MACEDO, Neusa Dias; OLIVEIRA, Helena Gomes. Diretrizes da IFLA / UNESCO para a biblioteca escolar, São Paulo, 2005. Disponível em: https://bit.ly/3fcawBL. Acesso em: 23 nov. 2015.

MALTA, Schielley. Eu, caçador de mim: a busca da auto-estima. Indaiatuba: SilvaNews, 2005.

MENDES, Aline Rocha et al. Autoimagem, autoestima e autoconceito: contribuições pessoais e profissionais na docência. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul, Anais eletrônicos... Caxias do Sul: UCS, 2012. p. 1-13. Disponível em: https://bit.ly/3ffbMnM. Acesso em: 15 nov. 2015.

MOSQUERA, Juan José Mouriño; STOBÄUS, Claus Dieter. Autoimagem, auto-estima e auto-realização na universidade. In: ENRICONE, Délcia (Org.). A docência na educação superior: sete olhares. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 111-128.

OLVEIRA, Andriê Bezerra de. Considerações acerca do estereótipo dos bibliotecários: apontando mudanças de atitude do profissional frente à sociedade contemporânea. 2010. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

OLIVEIRA, Zita Catarina Prates de. O bibliotecário e sua autoimagem. São Paulo: Pioneira, 1983.

SANTOS, Raquel do Rosário; GOMES, Henriette Ferreira. A mediação da informação nos websites das bibliotecas de universidades públicas brasileiras: o uso dos dispositivos de comunicação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 11., 2010. Anais eletrônicos...Rio de Janeiro: IBICT, 2010. Disponível em: http://congresso.ibict.br/index.php/xi/enancibXI/paper/view/145/110. Acesso em: 02 dez. 2015.

WALTER, Maria Teresa Machado Teles; BAPTISTA, Sofia Galvão. A força dos estereótipos na construção da imagem profissional dos bibliotecários, Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 17, n. 3, p.27-38, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/962/1583. Acesso em: 15 nov. 2015.

Downloads

Publicado

2016-04-25

Como Citar

SANTOS NETO, João Arlindo; FARINA, Tatiane de Fatima. Interferência da autoimagem do bibliotecário escolar na mediação da informação. Informação@Profissões, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 26–51, 2016. DOI: 10.5433/2317-4390.2016v5n1p26. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/24705. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)