Livro, leitor e leitura: agentes de transformação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n1p1

Palavras-chave:

Livro, Leitor, Leitura, Biblioteca Escolar, Transformação social

Resumo

Objetivo: Evidenciar o fundamental papel do livro, do leitor e da leitura como agentes de transformação social real protagonizados pela Biblioteca Escolar.
Metodologia: De natureza qualitativa, composta por levantamento bibliográfico de busca teórico-exploratória, sendo que informações estatísticas foram utilizadas para apoiar algumas das reflexões apontadas.
Resultado: A Biblioteca Escolar é ressignificada pelo contexto de condições culturais diversas trazidas pelas crianças e suas “significações” assim como questões de mediação realizada pelo bibliotecário no atendimento às necessidades em tempos de grandes transformações estruturais/digitais.
Conclusão: Apoiar o trinômio Livro, Leitor e Leitura como elementos de desenvolvimento social sustentável contribui de forma inovadora na formação do jovem leitor, garantindo distribuição de renda e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

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Biografia do Autor

Giovana Deliberali Maimone, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade de São Paulo (USP).

Nicole Bonassi de Oliveira, Universidade de São Paulo

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP).

Natália Gabriel da Silva, Universidade de São Paulo

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP).

Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Maimone, G. D., Oliveira, N. B. de, Silva, N. G. da, & Paletta, F. C. (2021). Livro, leitor e leitura: agentes de transformação social. Informação@Profissões, 10(1), 1–18. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n1p1

Edição

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Artigos