Trabalho colaborativo professor e bibliotecário no desenvolvimento de um projeto: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n2p138

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Trabalho educativo do bibliotecário, Colaboração

Resumo

Introdução: Aborda a importância do trabalho colaborativo cada vez mais imprescindível no trabalho educativo do bibliotecário.
Objetivo: Analisar como ocorre a colaboração entre o professor e a bibliotecária.
Metodologia: Durante o período de seis meses do ano letivo de 2016, a pesquisadora e a bibliotecária observaram informalmente o que mais despertava o interesse dos discentes, quando eles estavam em momentos de lazer na ambiência de uma escola de Ensino Fundamental da Prefeitura de Vitória/ES.  Assim, nossa proposta foi norteada em uma pesquisa ação e a turma escolhida para análise foi a do 5º ano. O embasamento teórico da pesquisa foi ancorado na perspectiva de colaboração de Montiel Overall (2005) e Snyder (2011) no contexto dos fragmentos felizes da escola.
Resultado: Foi evidenciado uma diferenciação da rotina na forma de fazer pesquisa dado a frequência dos alunos no contraturno na biblioteca.
Conclusão: O nível de colaboração do bibliotecário ocorreu no Modelo D, o Currículo Integrado, segundo taxonomia de Montiell-Overal (2005).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

 

Elane Couto Uliana, Prefeitura Municipal de Vitória (ES)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. Bibliotecária da Prefeitura Municipal de Vitória (ES). 

Referências

ABUD, Katia Maria. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história. Cad. Cedes, Campinas, v.25, n. 67, p. 309-317. set./dez. 2005. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 30 mar.2017.

AMERICAN ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIANS/ASSOCIATION FOR EDUCATIONAL COMMUNICATIONS AND TECHNOLOGY. Information power: building partnerships for learning. Chicago: ALA, 2007.

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

CAMPELLO, Bernadete Santos et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CASARIN, Helen de Castro Silva et al. Colaboração entre professores e bibliotecários no contexto escolar. Ensino em Re-Vista, v. 20, n. 2, p. 367- 380, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/115036. Acesso em: 30 mar. 2017.

FÉLIX, Andreza Ferreira. Práticas educativas em bibliotecas escolares: a perspectiva da cultura escolar: uma análise de múltiplos casos na RME/BH. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

IFLA/UNESCO. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. São Paulo: 2006. Disponível em: http://www.ifla.org/files/school-librariesresourcecenters /publicatio ns/schoollibrary-guidelines/ sch oollibraryguidelines-pt_br.pdf. Acesso em: 10 fev. 2017.

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

MONTIEL-OVERALL, Patricia. A theoretical understanding of teacher and librarian collaboration (TLC). School Libraries Worldwide, v. 11, n. 2, p. 24- 48, July 2005a. Disponível em: http://murraylib604.org/TheoreticalUnderstanding.pdf. Acesso em: 12 mar. 2017.

MONTIEL-OVERALL, Patricia. Further understanding of collaboration: a case study with teachers and librarians. School Libraries Worldwide, v.16, n. 2, p. 31-54, 2010. Disponível em: https://www.questia.com/library/journal/1P3- 2200934101/further-understanding-of-collaboration-a-case-study. Acesso em: 12 mar. 2017.

MONTIEL-OVERALL, Patricia; GRIMES, K. Teachers and Librarians Collaborating on Inquiry-Based Science Instruction: A Longitudinal Study. Library and Information Science Research, v. 35, n. 1, p. 41-53, 2013. Acesso em: 12 mar. 2017.

PEREIRA, Gleice. A colaboração no contexto da função educativa do bibliotecário. 2016. 144 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

PEREIRA, Susy dos Santos. Biblioteca escolar e a orientação à pesquisa bibliográfica: a situação na rede pública de ensino. 2012. Disponível em: http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/303.pdf. Acesso em: 18 fev.2106.

SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. Rio de Janeiro: Best Seller, 2012.

SMALL, Ruth. V. Collaboration: where does it begin? Teacher librarian, v. 29, n. 5, jun. 2002, p.8-11. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ656151. Acesso em: 20 mar. 2016

SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música? São Paulo: Cortez,1992.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2000

Downloads

Publicado

2018-10-14

Como Citar

PEREIRA, Gleice; ULIANA, Elane Couto. Trabalho colaborativo professor e bibliotecário no desenvolvimento de um projeto: um estudo de caso. Informação@Profissões, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 138–152, 2018. DOI: 10.5433/2317-4390.2018v7n2p138. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/34710. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)