Trabalho colaborativo professor e bibliotecário no desenvolvimento de um projeto: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n2p138Palavras-chave:
Biblioteconomia, Trabalho educativo do bibliotecário, ColaboraçãoResumo
Introdução: Aborda a importância do trabalho colaborativo cada vez mais imprescindível no trabalho educativo do bibliotecário.
Objetivo: Analisar como ocorre a colaboração entre o professor e a bibliotecária.
Metodologia: Durante o período de seis meses do ano letivo de 2016, a pesquisadora e a bibliotecária observaram informalmente o que mais despertava o interesse dos discentes, quando eles estavam em momentos de lazer na ambiência de uma escola de Ensino Fundamental da Prefeitura de Vitória/ES. Assim, nossa proposta foi norteada em uma pesquisa ação e a turma escolhida para análise foi a do 5º ano. O embasamento teórico da pesquisa foi ancorado na perspectiva de colaboração de Montiel Overall (2005) e Snyder (2011) no contexto dos fragmentos felizes da escola.
Resultado: Foi evidenciado uma diferenciação da rotina na forma de fazer pesquisa dado a frequência dos alunos no contraturno na biblioteca.
Conclusão: O nível de colaboração do bibliotecário ocorreu no Modelo D, o Currículo Integrado, segundo taxonomia de Montiell-Overal (2005).
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