Vlogs literários: O incentivo à leitura por meio da mídia social digital YouTube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n2p77

Palavras-chave:

Vlogs literário, YouTube, Biblioteca escolar, Leitura, Booktubers/vlogueiro

Resumo

Introdução: O crescente uso das redes sociais pela sociedade e em especial por estudantes de todos os níveis escolares e um indicador que merece a atenção da biblioteconomia.
Objetivo: Caracterizar vlogueiros literários no ambiente YouTube analisando o conteúdo de vlogs literários e os comentários pertinentes ao universo literário nos vídeos hospedados na plataforma.
Metodologia: Análise da netnografia e do conteúdo dos vlogs, a partir de como vlogs literários podem ser utilizados por bibliotecários para o desenvolvimento do habito de leitura. 
Resultados: Verificou-se que há uma potencialidade no uso dos vlogs literários como instrumento de fomento á leitura na biblioteca escolar.
Conclusão: Os vlogueiros literários ou booktubers exercem uma influência sobre os internautas que visualizam o vídeo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Rachel Cristina Mello Guimarães, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Gilcelene Pereira do Santo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. B

EZERRA, L. L.; SANTOS, R. B. dos. Um estudo sobre vlogs e sua Influência na cultura participativa. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 16., 2014. João Pessoa. Anais...João Pessoa: UFPB, 2014.

BRASIL. Ministério da cultura. Retratos do Brasil aponta aumento de leitores no País. 2016. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Br asil_-_2015.pdf. Acesso em: 10 ago. 2017.

DINIZ, J. G. O bibliotecário como agente incentivador da leitura: apresentação do Projeto de Extensão Doutores da Leitura. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO. 14., 2011. São Luís. Anais...São Luís: UFMA, 2011. Disponível em: https://goo.gl/sdVyxe. Acesso em: 02 set. 2017.

DORNELLES, J. P. O fenômeno vlog no YouTube: análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10923/6987. Acesso em: 10 ago. 2017.

MARTINS, M. C. O papel da biblioteca no incentivo a leitura. Não datado. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2005/anaisEvento/documentos/c om/TCCI082.pdf. Acesso em: 12 ago. 2017.

MORAN, J. O vídeo na sala de aula. Comunicação & educação, v. 1, n. 2, p. 27-35, jan./abr.1995. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/desafios_pessoais/vidsal.pdf. Acesso em: 05 jan. 2017.

RAMOS, R. Fazer leitores na era digital: o contributo da biblioteca escolar. Lisboa: Rede de Bibliotecas escolares, 2015. Disponível em: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/file/1490/bibliotecarbe8.pdf. Acesso em: 20 ago. 2017.

RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2009.

SIBILIA, P. O Show do eu: A intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SPYER, Juliano. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

VARGAS, S. Leitura: uma aprendizagem de prazer. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

PEREIRA, Gleice; GUIMARÃES, Rachel Cristina Mello; SANTO, Gilcelene Pereira do. Vlogs literários: O incentivo à leitura por meio da mídia social digital YouTube. Informação@Profissões, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 77–93, 2017. DOI: 10.5433/2317-4390.2017v6n2p77. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/33109. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Comunicações