A aplicação de programas de competência informacional em bibliotecas escolares: um relato a partir do olhar dos bibliotecários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p173

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Competência informacional, Programa de competência informacional

Resumo

Introdução: A competência informacional visa a capacitar indivíduos para os processos de busca, seleção, avaliação, apropriação e uso da informação de maneira ética. Dessa forma, a criação de programas de competência informacional adequados ao ensino fundamental é essencial, visto que enfatiza o uso de variadas fontes de informação, da biblioteca escolar, de seus serviços e produtos.
Objetivo: Investigar, a partir da percepção de profissionais bibliotecários, como foi realizada a implementação de um programa de competência informacional.
Metodologia: Estudo exploratório e qualitativo, sendo que, para a coleta de dados, foi elaborado um questionário semiestruturado, com questões abertas sobre programas de competência informacional.
Resultados: A maioria dos participantes baseou-se na obra “Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental” para elaborar os programas. Houve planejamento para orientar as etapas dos programas e das atividades a serem desenvolvidas. Além disso, uma avaliação final foi realizada, possibilitando verificar a aquisição de conhecimentos pelos estudantes.
Conclusões: Os programas atenderam aos objetivos de melhorar a pesquisa escolar, aumentar a frequência à biblioteca das escolas e auxiliar os estudantes durante processos de busca, seleção e uso de informações.

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Biografia do Autor

Marta Leandro da Mata, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

 

Fernanda Cassaro, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Analista Sociocultural na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Helen de Castro Silva Casarin, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). Professora  da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

 

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Publicado

2015-02-12

Como Citar

MATA, Marta Leandro da; CASSARO, Fernanda; CASARIN, Helen de Castro Silva. A aplicação de programas de competência informacional em bibliotecas escolares: um relato a partir do olhar dos bibliotecários. Informação@Profissões, [S. l.], v. 3, n. 1-2, p. 173–196, 2015. DOI: 10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p173. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/20516. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Comunicações