A aplicação de programas de competência informacional em bibliotecas escolares: um relato a partir do olhar dos bibliotecários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p173

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Competência informacional, Programa de competência informacional

Resumo

Introdução: A competência informacional visa a capacitar indivíduos para os processos de busca, seleção, avaliação, apropriação e uso da informação de maneira ética. Dessa forma, a criação de programas de competência informacional adequados ao ensino fundamental é essencial, visto que enfatiza o uso de variadas fontes de informação, da biblioteca escolar, de seus serviços e produtos.
Objetivo: Investigar, a partir da percepção de profissionais bibliotecários, como foi realizada a implementação de um programa de competência informacional.
Metodologia: Estudo exploratório e qualitativo, sendo que, para a coleta de dados, foi elaborado um questionário semiestruturado, com questões abertas sobre programas de competência informacional.
Resultados: A maioria dos participantes baseou-se na obra “Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental” para elaborar os programas. Houve planejamento para orientar as etapas dos programas e das atividades a serem desenvolvidas. Além disso, uma avaliação final foi realizada, possibilitando verificar a aquisição de conhecimentos pelos estudantes.
Conclusões: Os programas atenderam aos objetivos de melhorar a pesquisa escolar, aumentar a frequência à biblioteca das escolas e auxiliar os estudantes durante processos de busca, seleção e uso de informações.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marta Leandro da Mata, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

 

Fernanda Cassaro, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Analista Sociocultural na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Helen de Castro Silva Casarin, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). Professora  da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

 

Referências

AMERICAN ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIES (AASL) (1998). Information literacy standards for students learning. Disponível em: http://www.ala.org/aasl/ip_nine.html. Acesso em: Acesso em: 1 out. 2014.

ABREU, V. L. F. G. A coleção da biblioteca escolar. In: CAMPELLO, Bernadete dos Santos et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 29-32.

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Characteristics of programs of information literacy that illustrate best practices: a guideline. ALA: 2012. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/characteristics. Acesso em: 20 abr. 2014

BARROS, A. J. S. LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CAMPELLO, B. S. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28- 37, 2003. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2014.

CAMPELLO, B. S. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. 2009. 209 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

CASSARO, F. Competência informacional no âmbito escolar: relato de seus realizadores. 2011. 69 f. Trabalho de Conclusão de Cursos (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2011.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa de Administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 1998.

DUDZIAK, E. A. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, 2003.

GUEDES, C. A. FARIAS, G. B. Information Literacy: Uma análise nas bibliotecas escolares da rede privada em Natal/RN. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 4, n. 2, p. 110-133, 2007.

KUHLTHAU, C. C. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

LAU, J. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. 2007. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2014.

MARTUCCI, Elizabeth Márcia. Fórum de debates sobre a biblioteca escolar brasileira, com base no Manifesto da UNESCO/IFLA. In: MACEDO, Neusa Dias de. (Org.). Biblioteca escolar brasileira em debate: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo: Senac, 2005. p. 167-403.

MATA, M. L. A competência informacional de graduando de biblioteconomia da região sudeste: um enfoque nos processos de busca e uso ético da informação. 2009. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.

MATA, M. L. Aspectos da avaliação da competência informacional em instituições de ensino superior. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 141-154, jan./jun. 2012.

QUEIROZ, S. P. de. Information Literacy: uma proposição expressiva para a biblioteca escolar. In: SILVA, R. J.; BORTOLIN, S. (Org.). Fazeres cotidianos na biblioteca escolar. São Paulo: Polis, 2006. p. 21-31.

SILVA, R. J. Biblioteca escolar: Organização e Funcionamento. In: SOUSA, R. J. (Org.) Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado das Letras, 2009.

STAVIS, J. C.; KOCH, M. M. G.; DRABICK, V. R. Biblioteca Escolar ao alcance das mãos. Revista PEC, Curitiba, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 35-38, 2001.

Downloads

Publicado

2015-02-12

Como Citar

Mata, M. L. da, Cassaro, F., & Casarin, H. de C. S. (2015). A aplicação de programas de competência informacional em bibliotecas escolares: um relato a partir do olhar dos bibliotecários. Informação@Profissões, 3(1-2), 173–196. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p173

Edição

Seção

Comunicações