Revisitando tipologias na formação de uma identidade sociocognitiva e histórico-organizacional de espaços de informação: as bibliotecas do Instituto Federal de São Paulo em cena
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2013v2n1p60Palavras-chave:
Bibliotecas Universitárias, Bibliotecas Escolares, Bibliotecas Especializadas, Instituto Federal de São Paulo – BibliotecasResumo
Introdução: Existem trinta e oito Institutos Federais (IFs) espalhados no Brasil que ofertam diferentes modalidades de ensino. Apresentam-se como uma concepção inovadora de ensino, como, pois ofertam ensino médio profissional, licenciaturas e cursos superiores em tecnologia ou bacharelados tecnológicos, podendo ainda disponibilizar especializações, mestrados e doutorados profissionais. Sendo os IFs instituições peculiares e inovadoras, as bibliotecas que contemplam estas instituições também não deveriam ser?
Objetivo: O estudo objetivou retomar definições do universo tipológico das bibliotecas universitárias, escolares e especializadas e contribuir na formação da identidade sociocognitiva e histórico-organizacional das bibliotecas do Instituto Federal de São Paulo.
Metodologia: A metodologia foi composta por levantamento teórico através da utilização de instrumentos de coleta de dados, o questionário e o Protocolo Verbal na Modalidade em Grupo.
Resultados: apresenta-se um novo tipo de biblioteca que se forma a partir da junção das características tipológicas das bibliotecas universitárias, escolares e especializadas.
Conclusões: Surge um novo nicho de investigações, tendo este estudo contribuições descritivas e conceituais acerca das bibliotecas dos Institutos Federais, especificamente do Instituto Federal de São Paulo.
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