Revisitando tipologias na formação de uma identidade sociocognitiva e histórico-organizacional de espaços de informação: as bibliotecas do Instituto Federal de São Paulo em cena

Autores

  • Cintia Almeida da Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFE) - Campus Araraquara
  • Vera Regina Casari Boccato Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus São Carlos
  • Wanda Aparecida Machado Hoffmann Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2013v2n1p60

Palavras-chave:

Bibliotecas Universitárias, Bibliotecas Escolares, Bibliotecas Especializadas, Instituto Federal de São Paulo – Bibliotecas

Resumo

Introdução: Existem trinta e oito Institutos Federais (IFs) espalhados no Brasil que ofertam diferentes modalidades de ensino. Apresentam-se como uma concepção inovadora de ensino, como, pois ofertam ensino médio profissional, licenciaturas e cursos superiores em tecnologia ou bacharelados tecnológicos, podendo ainda disponibilizar especializações, mestrados e doutorados profissionais. Sendo os IFs instituições peculiares e inovadoras, as bibliotecas que contemplam estas instituições também não deveriam ser?
Objetivo: O estudo objetivou retomar definições do universo tipológico das bibliotecas universitárias, escolares e especializadas e contribuir na formação da identidade sociocognitiva e histórico-organizacional das bibliotecas do Instituto Federal de São Paulo.
Metodologia: A metodologia foi composta por levantamento teórico através da utilização de instrumentos de coleta de dados, o questionário e o Protocolo Verbal na Modalidade em Grupo.
Resultados: apresenta-se um novo tipo de biblioteca que se forma a partir da junção das características tipológicas das bibliotecas universitárias, escolares e especializadas.
Conclusões: Surge um novo nicho de investigações, tendo este estudo contribuições descritivas e conceituais acerca das bibliotecas dos Institutos Federais, especificamente do Instituto Federal de São Paulo.

Biografia do Autor

Cintia Almeida da Silva Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFE) - Campus Araraquara

Bibliotecária-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaMestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar

Vera Regina Casari Boccato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus São Carlos

Docente do Departamento de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos - Campus São Carlos

Wanda Aparecida Machado Hoffmann, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus São Carlos

Docente do Departamento de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos - Campus São Carlos

Referências

AMORIM, I. R.; AMARAL, R. M. Perfil de competências necessárias à função biblioteconômica. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16, 2010. Anais... Rio de Janeiro: SNBU, 2010. Disponível em: http://www.sibi.ufrj.br/snbu/pdfs/posters//final_115.pdf. Acesso em 03 out. 2011.

BAPTISTA, S. G.; BRANDT, M. B. Do manuscrito ao digital: a longa sobrevivência das bibliotecas e dos profissionais envolvidos. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, v. 4, n. esp., 2006, p. 21-40.

BOCCATO, V. R. C. O contexto sociocognitivo do indexador no processo de representação temática da informação. Encontros Bibli: revista de biblioteconomia e ciência da informação. Florianópolis, Santa Catarina, v. 17, n. esp. 1, p. 67-86, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17nesp1p67. Acesso em: 19 maio 2013.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, DF, 29 dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 14 abr. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2009. Disponível em: http://redefederal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=51&Ite. Acesso em: 14 abr. 2013.

CAMPELLO, B. S. Biblioteca e Parâmetros Curriculares Nacionais: temas para uma prática pedagógica. In.: CAMPELLO, B. S. et al. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 17-19.

CESARINO, M. A. N. Bibliotecas especializadas, Centros de Documentação, Centro de Análise da Informação: apena uma questão de terminologia? E. Esc. Bibliotecom., v. 7, n. 2, set. 1978, p. 218-241.

CÔRTE, A. R.; BANDEIRA, S. P. Biblioteca escolar. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2011. 176 p.

CUNHA. M. B. A biblioteca universitária na encruzilhada. Datagramazero, v.11, n. 6, dez. 2010.

FONSECA, E. N. Introdução à Biblioteconomia. São Paulo: Pioneira, 1992. FRAGOSO, G, M. A bela adormecida precisa acordar. In: MACEDO, N. D.(Org.). Biblioteca escolar brasileira em debate: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo: SENAC, 2005.

FRAGOSO, G. M. Biblioteca na escola. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. v. 7, n.1, 2002.

FUJITA, M. S. L. A técnica introspectiva e interativa do protocolo verbal para observação do contexto sociocognitivo da indexação na catalogação de livros em bibliotecas universitárias: aplicação e análise. In. FUJITA, M. S. L. (Org.). A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. Um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

FUJITA, M. S. L. Aspectos evolutivos das bibliotecas universitárias em ambiente digital na perspectiva da rede de bibliotecas da UNESP. Info & Soc. v. 15, n. 2, p. 97-112, jul./dez. 2005.

FUJITA, M. S. L.; RUBI, M. P.; BOCCATO, V. R. C. O contexto sociocognitivo do catalogador em bibliotecas universitárias: perspectivas para uma política de tratamento da informação documentária. Datagramazero, v. 10, n.2, 2009. Disponível em:. Acesso em: 19 maio 2013.

HOFFMANN, W. A. M.; BOCCATO, V. R. C.; SANTOS, C. A. S. O profissional da informação nos Institutos Federais. Revista EDICIC, v.1, n.3, p.127-142, Jul./Sep. 2011.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Instituição: [S.l.: s.n.],2010.

LEITÃO, B. J. M. Grupo de foco: o uso da metodologia de avaliação qualitativa como suporte complementar à avaliação quantitativa realizada pelo Sistema de Bibliotecas da USP. 2003, 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação)- Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo. 2003.

LUX, C. Bibliotecas na agenda: um a questão importante para a sociedade contemporânea. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 14-33, jul./dez. 2007.

MACEDO, N. D.(Org.). Biblioteca escolar brasileira em debate: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo: SENAC, 2005.

MALAQUIAS, E. A biblioteca escolar sob a visão do pedagogo e do diretor de escola. CRB-8 Digital, v. 1, n2, p. 15-18, out. 2008.

MARCELINO, S. C. A contribuição da biblioteca para a construção e difusão do conhecimento no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ci. Inf., Brasília, v.38, n.2, p. 80-95, maio/ago. 2009. Disponível em: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1090/1325. Acesso em: 14 abr. 2013.

MICHALKO, J.; MALPAS, C.; ARCOLIO, A. Research libraries, risk and systemic change. Dublin (OH): OCLC Research, 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2013.

MODESTO, F. Missão e objetivos: debatedores. In: MACEDO, N. D.(Org.). Biblioteca escolar brasileira em debate: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo: SENAC, 2005.

PACHECO, E. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. 2008. Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/cavg/noticias/arq/1_cartilha_institutos.pdf. Acesso em: 10 abr. 2013.

ROMANI, C.; BORSZCZ, I. (Orgs.). Unidades de informação: conceitos e competências. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006.

SANTOS, C. A. S. As unidades de informação dos Institutos Federais no apoio ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia: um estudo de percepção sociocognitiva com o uso do protocolo verbal em grupo. 2012. 248f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, 2012.

SANTOS, C. A. S.; SANTOS, M. P. Influência da biblioteca escolar no processo pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Sertãozinho: análise. Iluminart, v. 1, n. 2, p.35-45, ago. 2009.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUSA, M. M.; FUJINO, A. A biblioteca universitária como ambiente de aprendizagem no ensino superior: desafios e perspectivas. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 10. p. 1780-1798. 2009. João Pessoa, PB. Anais eletrônicos... João Pessoa, PB. Disponível em: https://bit.ly/3eOI4Wq. Acesso em: 10 abr. 2013.

TARAPANOFF, K. Planejamento de e para bibliotecas universitárias no Brasil: sua posição sócio-econômica e estrutural. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitária, 2. Brasília, 1981. Anais... Brasília: CAPES, 1981.

TARAPANOFF, K.; SUAIDEN, E.; OLIVEIRA, C. L. Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v.3, n.5, out. 2002.

Downloads

Publicado

2014-01-08

Como Citar

Santos, C. A. da S., Boccato, V. R. C., & Hoffmann, W. A. M. (2014). Revisitando tipologias na formação de uma identidade sociocognitiva e histórico-organizacional de espaços de informação: as bibliotecas do Instituto Federal de São Paulo em cena. Informação@Profissões, 2(1), 60–82. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2013v2n1p60

Edição

Seção

Comunicações

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.