Revisitando tipologias na formação de uma identidade sociocognitiva e histórico-organizacional de espaços de informação: as bibliotecas do Instituto Federal de São Paulo em cena

Autores

  • Cintia Almeida da Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFE) - Campus Araraquara
  • Vera Regina Casari Boccato Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus São Carlos
  • Wanda Aparecida Machado Hoffmann Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2013v2n1p60

Palavras-chave:

Bibliotecas Universitárias, Bibliotecas Escolares, Bibliotecas Especializadas, Instituto Federal de São Paulo – Bibliotecas

Resumo

Introdução: Existem trinta e oito Institutos Federais (IFs) espalhados no Brasil que ofertam diferentes modalidades de ensino. Apresentam-se como uma concepção inovadora de ensino, como, pois ofertam ensino médio profissional, licenciaturas e cursos superiores em tecnologia ou bacharelados tecnológicos, podendo ainda disponibilizar especializações, mestrados e doutorados profissionais. Sendo os IFs instituições peculiares e inovadoras, as bibliotecas que contemplam estas instituições também não deveriam ser?
Objetivo: O estudo objetivou retomar definições do universo tipológico das bibliotecas universitárias, escolares e especializadas e contribuir na formação da identidade sociocognitiva e histórico-organizacional das bibliotecas do Instituto Federal de São Paulo.
Metodologia: A metodologia foi composta por levantamento teórico através da utilização de instrumentos de coleta de dados, o questionário e o Protocolo Verbal na Modalidade em Grupo.
Resultados: apresenta-se um novo tipo de biblioteca que se forma a partir da junção das características tipológicas das bibliotecas universitárias, escolares e especializadas.
Conclusões: Surge um novo nicho de investigações, tendo este estudo contribuições descritivas e conceituais acerca das bibliotecas dos Institutos Federais, especificamente do Instituto Federal de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Almeida da Silva Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFE) - Campus Araraquara

Bibliotecária-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaMestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar

Vera Regina Casari Boccato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus São Carlos

Docente do Departamento de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos - Campus São Carlos

Wanda Aparecida Machado Hoffmann, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus São Carlos

Docente do Departamento de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos - Campus São Carlos

Referências

AMORIM, I. R.; AMARAL, R. M. Perfil de competências necessárias à função biblioteconômica. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16, 2010. Anais... Rio de Janeiro: SNBU, 2010. Disponível em: http://www.sibi.ufrj.br/snbu/pdfs/posters//final_115.pdf. Acesso em 03 out. 2011.

BAPTISTA, S. G.; BRANDT, M. B. Do manuscrito ao digital: a longa sobrevivência das bibliotecas e dos profissionais envolvidos. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, v. 4, n. esp., 2006, p. 21-40.

BOCCATO, V. R. C. O contexto sociocognitivo do indexador no processo de representação temática da informação. Encontros Bibli: revista de biblioteconomia e ciência da informação. Florianópolis, Santa Catarina, v. 17, n. esp. 1, p. 67-86, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17nesp1p67. Acesso em: 19 maio 2013.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, DF, 29 dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 14 abr. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2009. Disponível em: http://redefederal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=51&Ite. Acesso em: 14 abr. 2013.

CAMPELLO, B. S. Biblioteca e Parâmetros Curriculares Nacionais: temas para uma prática pedagógica. In.: CAMPELLO, B. S. et al. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 17-19.

CESARINO, M. A. N. Bibliotecas especializadas, Centros de Documentação, Centro de Análise da Informação: apena uma questão de terminologia? E. Esc. Bibliotecom., v. 7, n. 2, set. 1978, p. 218-241.

CÔRTE, A. R.; BANDEIRA, S. P. Biblioteca escolar. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2011. 176 p.

CUNHA. M. B. A biblioteca universitária na encruzilhada. Datagramazero, v.11, n. 6, dez. 2010.

FONSECA, E. N. Introdução à Biblioteconomia. São Paulo: Pioneira, 1992. FRAGOSO, G, M. A bela adormecida precisa acordar. In: MACEDO, N. D.(Org.). Biblioteca escolar brasileira em debate: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo: SENAC, 2005.

FRAGOSO, G. M. Biblioteca na escola. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. v. 7, n.1, 2002.

FUJITA, M. S. L. A técnica introspectiva e interativa do protocolo verbal para observação do contexto sociocognitivo da indexação na catalogação de livros em bibliotecas universitárias: aplicação e análise. In. FUJITA, M. S. L. (Org.). A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. Um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

FUJITA, M. S. L. Aspectos evolutivos das bibliotecas universitárias em ambiente digital na perspectiva da rede de bibliotecas da UNESP. Info & Soc. v. 15, n. 2, p. 97-112, jul./dez. 2005.

FUJITA, M. S. L.; RUBI, M. P.; BOCCATO, V. R. C. O contexto sociocognitivo do catalogador em bibliotecas universitárias: perspectivas para uma política de tratamento da informação documentária. Datagramazero, v. 10, n.2, 2009. Disponível em:. Acesso em: 19 maio 2013.

HOFFMANN, W. A. M.; BOCCATO, V. R. C.; SANTOS, C. A. S. O profissional da informação nos Institutos Federais. Revista EDICIC, v.1, n.3, p.127-142, Jul./Sep. 2011.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Instituição: [S.l.: s.n.],2010.

LEITÃO, B. J. M. Grupo de foco: o uso da metodologia de avaliação qualitativa como suporte complementar à avaliação quantitativa realizada pelo Sistema de Bibliotecas da USP. 2003, 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação)- Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo. 2003.

LUX, C. Bibliotecas na agenda: um a questão importante para a sociedade contemporânea. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 14-33, jul./dez. 2007.

MACEDO, N. D.(Org.). Biblioteca escolar brasileira em debate: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo: SENAC, 2005.

MALAQUIAS, E. A biblioteca escolar sob a visão do pedagogo e do diretor de escola. CRB-8 Digital, v. 1, n2, p. 15-18, out. 2008.

MARCELINO, S. C. A contribuição da biblioteca para a construção e difusão do conhecimento no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ci. Inf., Brasília, v.38, n.2, p. 80-95, maio/ago. 2009. Disponível em: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1090/1325. Acesso em: 14 abr. 2013.

MICHALKO, J.; MALPAS, C.; ARCOLIO, A. Research libraries, risk and systemic change. Dublin (OH): OCLC Research, 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2013.

MODESTO, F. Missão e objetivos: debatedores. In: MACEDO, N. D.(Org.). Biblioteca escolar brasileira em debate: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo: SENAC, 2005.

PACHECO, E. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. 2008. Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/cavg/noticias/arq/1_cartilha_institutos.pdf. Acesso em: 10 abr. 2013.

ROMANI, C.; BORSZCZ, I. (Orgs.). Unidades de informação: conceitos e competências. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006.

SANTOS, C. A. S. As unidades de informação dos Institutos Federais no apoio ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia: um estudo de percepção sociocognitiva com o uso do protocolo verbal em grupo. 2012. 248f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, 2012.

SANTOS, C. A. S.; SANTOS, M. P. Influência da biblioteca escolar no processo pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Sertãozinho: análise. Iluminart, v. 1, n. 2, p.35-45, ago. 2009.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUSA, M. M.; FUJINO, A. A biblioteca universitária como ambiente de aprendizagem no ensino superior: desafios e perspectivas. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 10. p. 1780-1798. 2009. João Pessoa, PB. Anais eletrônicos... João Pessoa, PB. Disponível em: https://bit.ly/3eOI4Wq. Acesso em: 10 abr. 2013.

TARAPANOFF, K. Planejamento de e para bibliotecas universitárias no Brasil: sua posição sócio-econômica e estrutural. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitária, 2. Brasília, 1981. Anais... Brasília: CAPES, 1981.

TARAPANOFF, K.; SUAIDEN, E.; OLIVEIRA, C. L. Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v.3, n.5, out. 2002.

Downloads

Publicado

2014-01-08

Como Citar

SANTOS, Cintia Almeida da Silva; BOCCATO, Vera Regina Casari; HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado. Revisitando tipologias na formação de uma identidade sociocognitiva e histórico-organizacional de espaços de informação: as bibliotecas do Instituto Federal de São Paulo em cena. Informação@Profissões, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 60–82, 2014. DOI: 10.5433/2317-4390.2013v2n1p60. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/15749. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicações