Séries televisivas, interações em rede e experiências formativas em história:
aprendizagens a partir da série Game of Thrones
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p058-077Palavras-chave:
aprendizagem em história, séries televisivas, formação em redeResumo
Este artigo apresenta um conjunto de argumentos que explicita a relação entre as interações em rede e as experiências formativas em História, com base em debates sobre a série televisiva Game of Thrones, exibida num canal do YouTube, implicando nessa ambiência aprendente dispositivos formacionais, experiências formativas e reflexões sobre possibilidades avaliativas singulares. Nesses termos, o artigo em pauta estrutura-se a partir de experiências hermenêutico-formativas mediadas por meio das interações ciberculturais em rede e suas ressonâncias no saberformação em História. Podemos afirmar, com base nos fenômenos experienciados no campo de pesquisa, que as redes pesquisadas assimilam e trabalham com um potencial formativo a partir da heterogeneidade de imaginários aprendentes e suas sensibilidades, fazendo emergir, nesse cenário singular de aprendizagens formacionais em História, dispositivos e processos de avaliação também singulares. Concluímos que essa exemplaridade que pesquisamos, com os cuidados circunstanciais que requer, pode ser vivenciada em ambientes outros de aprendizagem de História.
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