A escravidão no sul de Mato Grosso: intervenções didáticas no ensino de história regional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n2p124

Palavras-chave:

Escravizados, Multiletramentos, Província de Mato Grosso, Tecnologia na educação, Intervenção didática

Resumo

Apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio em uma escola pública de Campo Grande/MS, visando discutir a escravidão na Província de Mato Grosso. Desenvolvemos estratégias pedagógicas e tecnológicas com a produção e participação dos alunos em múltiplas linguagens, sendo que o uso da tecnologia na educação é um elemento que se integra de forma híbrida com as atividades realizadas. A metodologia da pesquisa foi qualitativa e de intervenção, com aporte teórico da História e TDIC. Do ponto de vista do aprendizado, o amplo envolvimento dos estudantes, o conhecimento adquirido e a divulgação para a comunidade enriqueceram as relações interpessoais nos debates sobre racismo, respeito e solidariedade durante as aulas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edinéia da Silva Santos, Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul - SED/MS.

Mestrado em Educação (UEMS). Professora de História da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED/MS.

Kátia Cristina Nascimento Figueira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Educação (UFSCAR). Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5465054/mod_resource/content/1/ALMEIDA_2019._O_QUE_E_RACISMO_ESTRUTURAL.pdf. Acesso em: 24 maio 2022.

AZEVEDO, Celia Maria Marinho de. Onda negra, medo branco: o negro no imaginário das elites século XIX. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. (Coleção Oficinas da História, v. 6). Disponível em: https://bibliopreta.com.br/wp-content/uploads/2018/01/livro-Onda-negra-medo-branco-1.pdf. Acesso em: 24 maio 2022.

AZEVEDO, Elciene. Para além dos tribunais: advogados e escravos no movimento abolicionista em São Paulo. In: LARA, Silvia Hunold; MENDONÇA, Joseli Maria Nunes (org.). Direitos e justiça no Brasil: ensaios de história social. Campinas: Unicamp, 2006. p. 199-238.

BRASIL. Império. Lei nº 4, de 10 de junho de 1835. Determina as penas com que devem ser punidos os escravos, que matarem, ferirem ou commetterem outra qualquer offensa physica contra seus senhores, etc.; e estabelece regras para o processo. Rio de Janeiro: Imperio, 10 jun. 1835. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/lim4.htm. Acesso em: 24 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 9 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 24 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 11 mar. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 24 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 134, n. 248, p. 1-289, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 maio 2022.

BRAZIL, Maria do Carmo. Fronteira negra: dominação, violência e resistência escrava em Mato Grosso 1718-1888. Passo Fundo: UPF, 2002.

CAMARGO, Isabel Camilo de. As relações de trabalho e a resistência escrava em Sant’Ana de Paranaíba: Província de Mato Grosso (1828-1888). 2015. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual Paulista, Assis, 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/132150/000853634.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 24 maio 2022.

CARVALHO FILHO, Luís Francisco. Impunidade no Brasil: Colônia e Império. Estudos Avançados, São Paulo, v. 18, n. 51, p. 181-194, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10007/11579. Acesso em: 24 maio 2022.

COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. As licenciaturas em história e a lei 10.639/03: percursos de formação para o trato com a diferença? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, p. 1-39, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/hvnLnRX7NpxPqJ9YqrBBQHG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 maio 2022.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso. Educar em Revista, Curitiba, n. 47, p. 67-84, mar./2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/t4drGjZZj4dpnxV7nqK4JBp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 maio 2022.

COSTA E SILVA, Alberto da. A Manilha e o Libambo: a África e a escravidão de 1500 a 1700. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

COSTA E SILVA, Alberto da. Escravidão e Liberdade. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Flávio dos Santos (org.). Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 13-16.

FERREIRA, Ricardo Alexandre. Crimes em comum escravidão e liberdade sob a pena do Estado imperial brasileiro (1830-1888). São Paulo: UNESP, 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/113690/ISBN9788539301485.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 24 maio 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf. Acesso em: 24 maio 2022.

GOMES, Laurentino. Escravidão. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019. (v 1, Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares).

GRINBERG, Keila. Liberata: a lei da ambiguidade as ações de liberdade da Corte de Apelação do Rio de Janeiro no século XIX. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/v7mzs/pdf/grinberg-9788599662762.pdf. Acesso em: 24 maio 2022.

IBGE. Conheça o Brasil: população domicílios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/21130-domicilios-brasileiros.html. Acesso em: 24 maio 2022.

IPEA - INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Nota técnica nº 70/2020/DF. [Proteção de crianças e adolescentes no contexto da pandemia da Covid-19: consequências e medidas necessárias para o enfrentamento]. Brasília: IPEA, 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/200522_nt_disoc_n_70.pdf. Acesso em: 24 maio 2022.

KENSKY, Vani Moreira. Educação e internet no Brasil. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 133-150, 2015. Disponível em: https://www.kas.de/c/document_library/get_file?uuid=cfbf2881-e6e9-5724-4da9-d61e8dcd7a7c&groupId=265553. Acesso em: 10 fev. 2021.

LARA, Silvia Hunold. Conectando historiografias: a escravidão africana e o antigo regime na América portuguesa. In: BICALHO, Maria Fernanda, FERLINI, Vera Lúcia Amaral (org.). Modos de governar: ideias e práticas políticas no império português, séculos XVI-XIX. São Paulo: Alameda, 2005. p. 21-38.

MATO GROSSO DO SUL. Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Processos criminais. Campo Grande: TJMS, 2020. Acervo do memorial. Documentos históricos. Villa de Sant’Ana de Paranaíba/Villa de Santa Cruz de Corumbá (1859-1888). Disponível em: https://tinyurl.com/y6a5b58r. Acesso em: 20 mar. 2020.

MATTOS, Hebe; GRINBERG Keila. Código penal escravista e estado. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Flávio dos Santos (org.). Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 163-168.

MOURA, Zilda Alves de. Cativos nas terras dos pantanais: escravidão e resistência no sul do Mato Grosso - séculos 18 e 19. 2007. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2007.

NEVES, Erivaldo Fagundes. História regional e local: fragmentação e recomposição da história na crise da modernidade. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana; Salvador: Arcádia, 2002.

NÓVOA, António. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. Disponível em: https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2017/04/antc3b3nio-nc3b3voa-professores-imagens-do-futuro-presente.pdf. Acesso em: 24 maio 2022.

PINSKY, Jaime. A escravidão no Brasil. 21. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

PIROLA, Ricardo Figueiredo. A lei de 10 de junho de 1835: justiça, escravidão e pena de morte. 2012. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

RIBEIRO, João Luiz. No meio das galinhas, as baratas não têm razão: a lei de 10 de junho de 1835, os escravos e a pena de morte no Império do Brasil (1822-1889). Rio de Janeiro: Renovar, 2005.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SANTOS, Edinéia da Silva. Fontes Históricas da Escravidão e Liberdade na Vigência do Código Criminal do Império no Sul de Mato Grosso (1830-1888): Proposta de Material Didático para o Ensino de História Regional, 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2021. Disponível em: http://www.uems.br/assets/uploads/cursos_pos/cf56c0d8020c416fb02f65f15e977953/teses_dissertacoes/1_cf56c0d8020c416fb02f65f15e977953_2021-06-07_11-41-58.pdf. Acesso em: 20 maio 2022.

SCHWARTZ, Stuart B. Segredos internos: engenhos e escravos na sociedade colonial. Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

SILVA, Maurício Pedro da. Novas diretrizes curriculares para o estudo da história e da cultura afro-brasileira e africana: a lei 10.639/2003. Eccos: Revista Científica, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 39-52, 2007. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/486/468. Acesso em: 24 maio 2022.

SOARES, Magda B. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/zG4cBvLkSZfcZnXfZGLzsXb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 maio 2022.

TJMS. Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Processos Criminais. Acervo do Memorial. Documentos históricos. Villa de Sant’Ana de Paranaíba/Villa de Santa Cruz de Corumbá (1859-1888). Campo Grande, 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/y6a5b58r. Acesso em: 20 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Santos, E. da S., & Figueira, K. C. N. (2022). A escravidão no sul de Mato Grosso: intervenções didáticas no ensino de história regional. História & Ensino, 27(2), 124–148. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n2p124

Edição

Seção

Artigos