O Programa Nacional do Livro Didático e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais

Autores

  • Tiago Costa Sanches Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p287

Palavras-chave:

PNLD, Educação histórica, Didática da história, Anos iniciais

Resumo

Nos percursos de constituição da Didática da História nos anos iniciais, diversas concepções de ensino aprendizagem da História pautaram os debates sobre o tema, conferindo a esta Didática um caráter epistemológico específico. Preocupada em investigar os processos de construção do conhecimento histórico, utilizando a epistemologia específica da História, a linha de pesquisa Educação Histórica, apresenta hoje uma possibilidade de se pensar a Didática da Histórica a partir da própria ciência de referência. O presente estudo contou com uma investigação empírica que, a partir da abordagem metodológica denominada Análise de Conteúdo e procurou investigar em guias de livro didático referente ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) quais concepções de ensino aprendizagem balizaram sua construção e orientações. Deste estudo teórico e das análises, pode-se verificar alguns pressupostos e significados de uma Didática da História para os anos primeiros anos do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Tiago Costa Sanches, Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA

Professor da Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA.

Referências

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Sanches, T. C. (2018). O Programa Nacional do Livro Didático e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais. História & Ensino, 24(2), 287–311. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p287

Edição

Seção

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas