O lugar da Prática de Ensino na formação inicial do professor de história: um estudo sobre o curso de história da UNESP, campus de Assis.
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p85Palavras-chave:
Formação de professores, Prática de ensino, Estágio.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas considerações de uma pesquisa realizada junto ao programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina que reflete sobre a formação inicial do professor de História. A literatura indica uma dicotomia estabelecida nos Departamentos de História entre as disciplinas ditas de conteúdo especifico e as pedagógicas - geralmente de responsabilidade das Faculdades de Educação - foi feita uma reflexão a respeito da relação desses departamentos com a formação dos professores. Especial interesse foi dado ao significado que a disciplina de Metodologia e Prática de Ensino I Estágio representa na formação inicial do professor de História. Para tanto, discutimos o significado desta disciplina no curso de História da UNESP-Assis.
Downloads
Referências
AMARAL, M. C.; IWRIA, M. Estágio Supervisionado - Novas Possibilidades na Formação de Professores. In: ARIAS NETO, J. M. (Org.) Dez Anos de Pesquisas em Ensino de História. VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História.Londrina,PR: Atrito Art, 2005. p.323-236, p.990.
ANDRÉ, M. E. D. A. A etnografia da prática escola. Campinas, SP: Papirus, 1995.
BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BITENCOURT, C. (Org.). o Saber Histórico na Sala de Aula. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2002.
CAINELLI, M. R. O lugar da Prática de Ensino na produção do saber escolar. In: SCHMIDT, M. A. M. S.; CAINELLI, M. R III Encontro: Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, p. 143-148,1999.
DERNA, P.; CASTILHO, A. P. F. Projeto de pesquisa - Oque é? Como fazer? : um guia para a sua elaboração. São Paulo: Olho D'Água, 2005.
DIONNE, J.; LAVILLE, C.. A Construção do Saber. Manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul Ltda, 1999
FAZENDA, I. C. A.; PICONEZ, . C. B. (coord.).A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas, SP. Papirus,2001
FAZENDA, I. C. A. O Papel do Estágio nos cursos de Formação de professores. In: FAZENDA, I. C. A; PICONEZ, S. C. B. (coord.). A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas, SP. Papirus, 2001
GIESTA, N. C. Professores de Licenciaturas: concepções sobre aprender: Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/0836t.PDE. Acesso em nov. 2007.
LORENZI, M. G. R.; CENZNE, A. N.; MONTAGNER, R.; CUNHA, J. Concepções do Ensino de História no Processo de Formação. In: SCHMIDT, M. A. M. S.; CAINELLI, M. R. III Encontro: Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos,,1999. p.67-75
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU,1986.
MONTEIRO, A. M. E.C. O Lugar da Prática de Ensino na Formação do Professor: um espaço de socialização profissional. In: SCHMIDT, M. A. M. S.; CAINELLI, M. R III Encontro: Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999. p.122-134.
MONTEIRO, A. M. E.C. A prática de ensino e a produção de saberes na escola. In: CANDAU (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. 2.ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2002, p. 129-147. 200p.
OLIVEIRA, V. C. O Estágio Curricular de Ensino de Alunos do Curso de História da UFSC: alguns elementos para compreensão de sua formação inicial para professor. In: ARIAS NETO, J. M. (Org.).Dez Anos de Pesquisas em Ensino de História. III Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. Londrina, PR: AtritoArt, 2005, p.339-347, p.990.
PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.200 p.
RANZI, S. M. F; MARTINS, C. R.K. Profissão Docente: Formação e Prática de Professores de História no Ensino Médio. História & Ensino, Londrina, v.9, p.273-299, 2003.
RANZI, S. M. F. O Lugar da Prática de Ensino na Produção do Saber Escolar. III Encontro: Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, p.135-142. 1999
TIMBÓ, I.B. Alternativa de intervenção social para o estágio supervisionado: minicursos em questão. História & Ensino, Londrina, v.12, p.123-140, 2006.
VILLALTA, Luiz Carlos. Dilemas da relação teoria e pratica na formação do professor de Historia: alternativas em perspectiva. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.13, n.25/26, p.223-232, set. 92/ago.93.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.