O ensino de história, a memória e o patrimônio cultural
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p119Palavras-chave:
Formação do profissional de história, Identidade profissional, Ensino de história.Resumo
Esse texto tem por objetivo principal, registrar experiências vivenciadas no ensino de graduação de um Curso de História (UFRN), articulando-as com as discussões mais gerais da identidade do profissional de História e com as discussões epistemológicas desta área do ensino como objeto de pesquisa. Para seu desenvolvimento, parte-se da implantação do Projeto Político-Pedagógico daquele Curso e, com ele, de duas disciplinas: Memória e Patrimônio Histórico e Arquivística Histórica.
Downloads
Referências
CANABRAVA, A. P. A associação nacional dos professores universitários de História. Revista Brasileira de História, v. 1, n. 1, mar. 1981.
CIAMPI, H. A história pensada e ensinada: da geração das incertezas, São Paulo: EDUC, 2000.
COSTA, A. L. O Curso de História da UFRN e o Projeto Político, Pedagógico de 2004: discutindo a formação profissional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
COSTA, E. V. Sugestõesvpara amelhoria do ensino da História no curso secundário. Revista de Pedagogia, São Paulo, v. 6, p. 11-12, 1960.
COSTA, E. V. Oproblema da motivação no ensino de História. Revista de Pedagogia, São Paulo, v. 13, 1963.
COSTA, E. V. Os objetivos do ensino da História no curso secundário. Revista de História, São Paulo, v. 29, 1957.
COSTA, .E. V. O material didático no ensino da História. Revista de Pedagogia, São Paulo, v. 10, 1959.
FREITAS, I. A pedagogia histórica de Jonathas Serrano: uma teoria do ensino de História para a escola secundária brasileira (1913/1934). São Cristovão: Editora UFS, 2008.
OLlVEIRA, M. M. D. De um curso água a outro: transição assistida para o ofício do historiador. Projeto de Iniciação a Docência (Monitoria). Natal: UFRN, 2005.
OLlVEIRA, M. M. D. O que a memória guardou: conhecimentos teórico-práticos da culhlra material no exercício da docência do profissional de História. Projeto de Iniciação a Docência (Monitoria). Natal: UFRN, 2007.
OLlVEIRA, M. M. D. (Org.). Como se formam os professores de História: vivências e experiências na iniciação à docência. Natal,RN: EDUFRN, 2009.
OLlVEIRA, M. M. D. Licenciado em História, Bacharel em História, Historiador: desafios e perspectivas em torno de um profissional. Revista Eletrônica História Hoje. (online). Disponível em: http://www.anpuh.uepg.br/historia-hojelvolln4/licenciado.ht. Data de acesso: 1 dez. 2009
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.