Trayectos formativos (1950-1970):

Kátia Maria Abud

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n1p252-266

Palabras clave:

Kátia Maria Abud, Entrevista, Ensino de história

Resumen

Entrevista con la profesora doctora Kátia Maria Abud, de la Facultad de Educación de la Universidad de São Paulo (USP). Kátia Abud es una referencia intelectual para todos nosotros, investigadores del área de la Enseñanza de la Historia en Brasil. Es poco común que algún estudiante de Historia haya concluido su formación de grado sin haber tenido contacto con sus textos publicados en compilaciones y revistas especializadas, en los que aborda temas como la enseñanza de la historia, los planes de estudio y la didáctica de la historia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mairon Escorsi Valerio, Universidad de São Paulo

Doutor em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor adjunto do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Foi professor adjunto do Colegiado de Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), atuando também no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e do Mestrado Profissional em Educação.

Renilson Rosa Ribeiro, Universidad Federal del Mato Grosso

Doutor em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio pós-doutoral em Educação pela Universidade de São Paulo (Usp). Professor associado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Tatiane de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Mestra em Educação e doutoranda em Estudos de Linguagem, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora efetiva da área de Secretariado Executivo, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Citas

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido. Tradução de Fernando Py. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.

Publicado

2024-06-30

Cómo citar

Escorsi Valerio, M., Rosa Ribeiro, R., & de Oliveira, T. (2024). Trayectos formativos (1950-1970):: Kátia Maria Abud. História & Ensino, 30(1), 252–266. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n1p252-266

Número

Sección

Entrevista