A História Regional e o uso de tecnologias da informação e comunicação (TDIC’s) em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p160

Palavras-chave:

História, História Local e Regional, Ensino-Aprendizagem, TDIC’S.

Resumo

Em tempos de globalização torna-se cada vez mais necessário conhecer o local em que se vive, para nele ser possível atuar de forma consciente e cidadã. Frente a este desafio do conhecimento do mais próximo, do que nos diz respeito de onde vivemos e devemos agir em primeiro lugar, bem como da construção e aplicação deste conhecimento como instrumento de ensino e aprendizagem escolar é que se apresenta, nesse artigo, as reflexões e resultados obtidos e compilados durante o ano de 2017, em atividades do projeto de História - “Bairros, patrimônio e memória: a história da cidade de Bauru a partir de seus espaços urbanos”, financiado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). As atividades foram desenvolvidas por um grupo de graduandos e professores do curso de História da Universidade do Sagrado Coração de Bauru – SP, com alunos do 6º ano da escola Estadual Edison Gasparini, localizada no Bairro de nome homônimo. Dois desafios foram cruciais para o desenvolvimento desta proposta e nos motivaram a refletir a respeito do tema: primeiro, como o uso de ferramentas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC’s) poderia contribuir para a construção de conhecimentos relacionados à história do local com alunos dos anos finais do ensino fundamental (EF), e, segundo, como envolvê-los na formulação deste saber. Desse modo, os resultados compartilhados nesse texto têm por objetivos apresentar as possibilidades de produção de conteúdo em história local com o uso destas tecnologias e a sua articulação com o ensino. Além disso, de contribuir para a disseminação e popularização de informações a respeito destas práticas, que poderão nortear futuras situações escolares no processo de ensino-aprendizagem em História.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Taís Temporim de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/SP.

Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa, Centro Universitário do Sagrado Coração

Doutora em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas/SP. Professora do Centro Universitário Sagrado Coração, Bauru/SP, e professora do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp/Araraquara/SP. 

Fabio Paride Pallotta, Centro Universitário do Sagrado Coração

Mestre em História e Sociedade pela Unesp/Assis/SP. Professor do Centro de Ciências Humanas do Centro Universitário Sagrado Coração, Bauru.

Laís Prestes Redondo, Centro Universitário do Sagrado Coração

Graduada em História e especializanda em História, Cultura e Poder, ambos pelo Centro Universitário Sagrado Coração, Bauru/SP.

Gabriela Isbaes, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda do Programa de Pós-graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas/SP.

Marco Antônio de Morais Júnior, Centro Universitário do Sagrado Coração

Graduado em História pelo Centro de Ciências Humanas do Centro Universitário Sagrado Coração, Bauru/SP.

Referências

ALVES, Elaine Jesus. Literacia digital de professores: competências e habilidades para o uso das TDICs na docência. In: ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 17., 2014, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Editora UECE, 2014. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro1/314-%20LITERACIA%20DIGITAL%20DE%20PROFESSORES%20COMPET%C3%8ANCIAS%20E%20HABILIDADES%20PARA%20O%20USO%20DAS%20TDIC%20NA%20DOC%C3%8ANCIA.pdf. Acesso em: 7 set. 2018.

ASSIS, Elisabete Xavier de; BELLÉ, Kássia; BOSCO, Vania Dilma. O ensino da história local e sua importância. REDIVI, Itajaí, v. 1, n. 1, p. 1-9, 2013. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/redivi/article/view/5089/4266. Acesso em: 7 ago. 2018.

BARROS, Carlos Henrique Farias de. Ensino de história, memória e história Local. Criar Educação, Criciúma, v. 2, n. 2, 2013. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/1247. Acesso em: 24 set. 2018.

BARROS, José D'Assunção. História, espaço e tempo: interações necessárias. Varia História, Belo Horizonte, v. 22, n. 36, p. 460-475, jul./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/vh/v22n36/v22n36a12.pdf. Acesso em: 29 abr. 2020.

BIZELLI, José Luis; GERALDI, Luciana Maura Aquaroni. O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino médio público. In: LEÃO, Andreza Marques de Castro; MUZZETI, Luci Regina (org.) Perspectivas, práticas e reflexões educacionais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016. p. 147-164.

BLOCH, Marc. A História, os homens e o tempo. In: BLOCH, Marc. Apologia da história: ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p. 51-68.

BRASIL. Ministério da Educação . Apresentação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid. Acesso em: 30 abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução. Brasília: MEC, 1998a.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais, pluralidade. Brasília: MEC, 1998b.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (Pluralidade cultural). Brasília: MEC, 1997a.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasília: MEC, 1997b.
CAPRINI, Aldieris Braz Amorim. Pesquisa em história regional: aspectos conceituais e metodológicos. III Simpósio ILB, [S. l.], v. 12, p. 13, 2010. Disponível em: https://docplayer.com.br/22237582-Pesquisa-em-historia-regional-aspectos-conceituais-e-metodologicos.html. Acesso em: 2 maio 2020.

COSTA, Sandra Regina Santana; DUQUEVIZ, Bárbara Cristina; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 603-610, set./dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v19n3/2175-3539-pee-19-03-00603.pdf. Acesso em: 9 jan. 2018.

FEITOSA, Lourdes Madalena Gazarini Conde. Amor e sexualidade: o masculino e o feminino em grafites de Pompéia. São Paulo: Fapesp: Annablume, 2005.

FONSECA, Selva Guimarães. História local e fontes orais: uma reflexão sobre saberes e práticas do ensino de história. Revista História Oral, [Recife], v. 9, n. 1, p. 125-141, jan./jun. 2006. Disponível em: http://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=article&op=view&path%5B%5D=193. Acesso em: 23 set. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREITAS NETO, José Alves. A transversalidade e a renovação no ensino de história. In: KARNAL, Leandro. (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto 2016. p. 57-74.

GASPARELLO, Arlette Medeiros. Encontros de saberes: as disciplinas escolares, o historiador da educação e o professor. In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (org.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad: Faperj, 2007. p. 73-89.

JORNAL DA CIDADE. Bauru, 11 set. 2018.

LISTA de Bairros de Bauru. In: WIKIPEDIA: a enciclopédia livre. 2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_bairros_de_Bauru. Acesso em: 28 abr. 2020.

MARTINS, Ismênia de Lima. História e ensino de história: memória e identidades sociais. In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (org.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad: Faperj, 2007. p. 13-21.

MARTINS, Marcos Lobato. História regional. In: PINSKY, Carla Bassenezi (org.). Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Contexto, 2009. p. 135-152.

MATTOSO, José. A história regional e local. In: MATTOSO, José. A escrita da história: teoria e métodos. Lisboa: Imprensa Universitária, 1988. p. 168-194.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofélia Elisa Torres (org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG, 2015. (Coleção Mídias Contemporâneas). p. 15-33.

NEVES, Correia das. Tipos populares de Bauru. Bauru: Tilibra, 1971.

NEVES, Joana. História local e construção de identidade social. Revista Saeculum, João Pessoa, n. 3, p. 13-27, jan./dez. 1997. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/11226/6341. Acesso em: 17 mar. 2018.

NOGUEIRA, Natania Aparecida da Silva; SILVA, Lucilene Nunes. Os desafios para a construção de uma história local – o caso de Leopoldina, Zona da Mata de Minas Gerais. Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, jan.-jun. 2010, p. 229-242. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16310. Acesso em: 16 set. 2020.

PAIM, Elison Antonio; PICOLLI, Vanessa. Ensinar história regional e local no ensino médio: experiências e desafios. História & Ensino, Londrina, v. 13, p. 107-126, set. 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/11647/10331. Acesso em: 6 out. 2018.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. Por uma história prazerosa e consequente. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p. 17-36.

RAGO, Margareth; GIMENES, Renato Aloizio Oliveira (org.). Narrar o passado, repensar a história. 2. ed. Campinas: UNICAMP: IFCH, 2014.

RANZI, Serlei Maria Fischer. Fontes orais, história e saber escolar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1., 2000, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: [Scielo], 2000. p. 29-42. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n18/n18a04.pdf. Acesso em: 5 jan. 2019.

SAMUEL, Raphael. Documentação – história local e história oral. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 9, n. 19, p. 219-243, set./fev. 1989 -1990. Disponível em: file:///C:/Users/HP%20PAVILION/Downloads/raphaelsamuel.pdf. Acesso em: 25 nov. 2018.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. História local e o ensino de história. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos (org.). Ensinar história: pensamento e ação no magistério. São Paulo: Scipione, 2004. p. 111-124.

SILVA, Edson Armando; PEREIRA, Marco Aurélio Monteiro. Balanço aos 20: a Revista de História Regional no campo historiográfico brasileiro. Revista de História Regional, Ponta grossa, v. 21, n. 2, p. 307-337, 2016. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/rhr/article/view/9490. Acesso em: 2 maio 2020.

SOBRE os Trilhos da História. Direção: Evandro Souza. Brasil: Libratian Files, 2016. 1 vídeo (26 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tL7f1BwZcF0. Acesso em: 25 abr. 2020.

TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino Tursi. História escolar e escrita da história: por uma historiografia do ensino de história. In: MOLINA, Ana Heloísa. et al. (org.) Ensino de história e educação: olhares em convergência. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2012. p. 225-248.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Almeida, T. T. de, Feitosa, L. M. G. C., Pallotta, F. P., Redondo, L. P., Isbaes, G., & Morais Júnior, M. A. de. (2020). A História Regional e o uso de tecnologias da informação e comunicação (TDIC’s) em sala de aula. História & Ensino, 26(1), 160–180. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p160

Edição

Seção

Artigos