O uso de documentos históricos em sala de aula: impactos sociais da Crise de 1929 pelas lentes do fotojornalismo

Autores/as

  • Daniel Precioso Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p333

Palabras clave:

Ensino de História, Fotojornalismo, Oficina

Resumen

Este artigo apresenta os resultados alcançados em uma atividade pibidiana realizada na escola-campo. Trata-se de uma oficina, realizada com alunos do 9º ano do ensino fundamental, com imagens que retratam os efeitos sociais da “Grande Depressão” nos Estados Unidos dos anos 1930. A metodologia aplicada na oficina foi tomada de Paulo Knauss (2001), que teceu considerações sobre a utilização de fontes históricas em sala de aula. As fontes utilizadas na oficina foram imagens do chamado fotojornalismo. Ao apresentar os resultados alcançados, procuraremos apontar as potencialidades de tal abordagem para a formação da consciência histórica dos alunos.

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Biografía del autor/a

Daniel Precioso, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em História pela UFF. Mestre em História pela UNESP-Franca. Graduado em História pela UFOP. Atualmente é professor efetivo do curso de História da UEG-Quirinópolis.

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Publicado

2019-07-29

Cómo citar

Precioso, D. (2019). O uso de documentos históricos em sala de aula: impactos sociais da Crise de 1929 pelas lentes do fotojornalismo. História & Ensino, 25(1), 333–351. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p333

Número

Sección

Artigos