História e educação: a pedagogia e os primórdios da educação em Marília-SP

Autores

  • Luana Silva Souza Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p155

Palavras-chave:

Educação, Marília, Pedagogia Clássica, Pedagogia Nova.

Resumo

Os anos de 1920 e 1930 marcam um momento de efervescência no “campo” da educação no Brasil. É o momento em que as ideias da Pedagogia Nova vindas dos Estados Unidos e Europa começam a disputar espaço com a chamada pedagogia clássica, buscando assim efetuar uma renovação na educação brasileira. Nessa mesma época, surge no interior do estado de São Paulo o município de Marília e logo nos seus primeiros anos de fundação vê a educação escolar ser alavancada, graças à iniciativa de expoentes marilienses, a exemplo de Bento de Abreu Sampaio Vidal e Balthazar de Godoy Moreira que enxergam na educação uma oportunidade de desenvolvimento. Portanto os anos de fundação de Marília irão coincidir com o momento de efervescência da educação nacional. A hipótese aqui defendida é que o rápido desenvolvimento da educação após os anos de 1929 no município está ligado à adoção das ideias da Pedagogia Nova que se faziam presente no Brasil desde o início da década de 1920. Sem possuir experiências anteriores de práticas pedagógicas, Marília servirá como um laboratório de aplicação das ideias que começavam a dominar o “campo” da educação oficial no país. E esse movimento terá no “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” de 1932, a expressão mais acabada dos ideais do grupo de intelectuais liderados por Anísio Teixeira, Fernando Azevedo e Lourenço Filho adeptos ao ideário da Pedagogia Nova.

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Biografia do Autor

Luana Silva Souza, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Assis).

Referências

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Publicado

2016-08-04

Como Citar

Souza, L. S. (2016). História e educação: a pedagogia e os primórdios da educação em Marília-SP. História & Ensino, 22(1), 155–175. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p155

Edição

Seção

História da Educação