Lobo em pele de cordeiro: novas roupagens e velhas atitudes no Ensino de História proposto pela BNCC
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n1p113Palabras clave:
Ensino de História, Identidade Cultural, BNCC, Consciência HistóricaResumen
O Ensino de História, proposto pelo Ministério da Educação, através da publicação para consulta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem suscitado um amplo debate na academia e nos meios escolares. O presente trabalho analisa o contexto político no qual a BNCC foi elaborada, tendo como parâmetros as questões propostas pelos Estudos Culturais, e as discussões teórico-metodológicas elaboradas pelas recentes pesquisas em Ensino de História. Para tanto, a estrutura disciplinar e narrativa, bem como a posição teórico-metodológica dos autores, implícita na apresentação da disciplina História, constante na BNCC, foram analisadas. Conclui-se, a partir das análises, que apesar de alguns avanços pontuais na narrativa e nas formas de ensino propostas, a forma de Ensino de História manteve-se inalterada.Descargas
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Publicado
2017-10-31
Cómo citar
Pacini, H. F. (2017). Lobo em pele de cordeiro: novas roupagens e velhas atitudes no Ensino de História proposto pela BNCC. História & Ensino, 23(1), 113–138. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n1p113
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Artigos
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