Estratégias de ensino da história e dos Estudos Sociais no 1º Ciclo do Ensino Básico
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n1p195Palabras clave:
Estudos Sociais. Educação Histórica. 1º Ciclo do Ensino Básico.Resumen
Tendo em vista a transversalidade e interdisciplinaridade de que se reveste a área disciplinar curricular de Estudo do Meio Social no 1º Ciclo do Ensino Básico, o presente estudo procura ter como sua âncora a apresentação de um diverso conjunto de resultados de investigações desenvolvidas em Centros Escolares do concelho de Viana do Castelo (Portugal) no quadro das actividades pedagógicas das mestrandas em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Procurando ter na História Local e nos Estudos Sociais a sua referência mais identificativa, as várias temáticas apresentadas neste projecto constituem-se como eixos reflexivos não apenas da Didáctica dos Estudos Sociais, mas também como uma Pedagogia Social progressiva e que visa a transformação educativa e a aproximação dos agentes escolares.
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