História local e ambiental com estudantes da periferia da cidade do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p230-248

Palavras-chave:

Prática de ensino, Sustentabilidade ambiental, Interdisciplinaridade

Resumo

No ano de 2015, os estudantes do curso de História da UFRJ receberam a proposta de propostas didáticas voltadas para estudantes da educação básica, centradas na história específica do Rio de Janeiro. Uma das sugestões apresentadas consistiu na elaboração de uma linha do tempo utilizando a plataforma Prezi (Tsuzuki, 2016), abordando a História Ambiental da Ilha D'Água, situada na Baía de Guanabara. A Ilha D'Água e a própria baía experimentaram transformações ao longo do tempo devido ao processo de urbanização. A aplicação dessa sequência didática ocorreu com estudantes de espaços que podem ser considerados sociologicamente periféricos, e possibilitou um diálogo enriquecedor com a história local e estimulando reflexões sobre sustentabilidade. Como resultado desse projeto, estudantes produziram textos que propunham projetos políticos para transformações sociais e locais. Vamos realizar uma revisão do material produzido pelos estudantes e buscar reflexões sobre as propostas dos mesmos.

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Biografia do Autor

Fabiano Cabral de Lima, Instituto Federal de São Paulo,Federal Institute of São Paulo

Mestre em Educação (UFRJ). Atua em escolas da Educação Básica, pelo Projeto Rio dos Estudantes do Museu Rio Memórias.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Cabral de Lima, F. (2024). História local e ambiental com estudantes da periferia da cidade do Rio de Janeiro. História & Ensino, 30(2), 230–248. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p230-248

Edição

Seção

Dossiê ENSINO DE HISTÓRIA EM "PERIFERIAS": ENSINAR E APRENDER EM MARGENS, BEIRAS, BORDAS E FRONTEIRAS