História local e ambiental com estudantes da periferia da cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p230-248Palavras-chave:
Prática de ensino, Sustentabilidade ambiental, InterdisciplinaridadeResumo
No ano de 2015, os estudantes do curso de História da UFRJ receberam a proposta de propostas didáticas voltadas para estudantes da educação básica, centradas na história específica do Rio de Janeiro. Uma das sugestões apresentadas consistiu na elaboração de uma linha do tempo utilizando a plataforma Prezi (Tsuzuki, 2016), abordando a História Ambiental da Ilha D'Água, situada na Baía de Guanabara. A Ilha D'Água e a própria baía experimentaram transformações ao longo do tempo devido ao processo de urbanização. A aplicação dessa sequência didática ocorreu com estudantes de espaços que podem ser considerados sociologicamente periféricos, e possibilitou um diálogo enriquecedor com a história local e estimulando reflexões sobre sustentabilidade. Como resultado desse projeto, estudantes produziram textos que propunham projetos políticos para transformações sociais e locais. Vamos realizar uma revisão do material produzido pelos estudantes e buscar reflexões sobre as propostas dos mesmos.
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