Problematizando a avaliação no ensino de história:

contribuições ao debate sobre a aprendizagem da história ensinada

Autores

  • Juliana Alves de Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Marcus Bomfim Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0003-3369-9260

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p009-017

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino de História, Aprendizagem histórica

Resumo

Apostando na potência heurística da avaliação para a significação das aprendizagens escolares em História, o texto defende que a avaliação se consolide como objeto de pesquisa do campo do Ensino de História. A partir da apresentação de artigos que compõem o Dossiê “Avaliação das aprendizagens em História: práticas, teorias e políticas”, constata-se que, a despeito de outras possibilidades, os eixos escolhidos para fazer avançar o debate sobre a interface avaliação/ensino de História, no contexto do referido dossiê, foram: aprendizagem, inovação, formação docente, práticas docentes e concepções de avaliação.

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Biografia do Autor

Juliana Alves de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta da
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Marcus Bomfim, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto da
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Andrade, J. A. de, & Bomfim, M. (2022). Problematizando a avaliação no ensino de história: : contribuições ao debate sobre a aprendizagem da história ensinada . História & Ensino, 28(1), 009–017. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p009-017

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